Ponte sobre o Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos a partir de 20 de junho
06/6

Atravessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101/BA, em Itapebi, será reaberta em 20 de junho, em sistema de Pare e Siga, exclusivamente para veículos leves e vans. A medida emergencial foi anunciada nesta quinta-feira (5) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que estava acompanhado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em agenda no estado. A iniciativa garantirá o deslocamento de moradores da região para trabalho, atendimento médico e outras necessidades básicas. A construção de uma nova ponte, ao lado da atual, terá início em julho, com investimento de R$ 100 milhões e conclusão prevista em até 12 meses.
“Finalizamos todos os estudos técnicos e, agora, vamos liberar a ponte para carros pequenos e vans. Isso já vai aliviar bastante a situação da população, que precisa circular para trabalhar, estudar ou buscar atendimento de saúde”, afirmou o ministro. Segundo ele, as medidas imediatas vão garantir segurança enquanto a solução definitiva avança com agilidade. A reabertura será possível após uma série de serviços emergenciais definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como a retirada de uma camada de asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. O objetivo é reduzir a carga sobre a estrutura e permitir o monitoramento do comportamento da ponte por 15 dias. Ao fim desse período, o DNIT fará nova avaliação para decidir se será possível ampliar o tráfego para veículos mais pesados. Técnicos da autarquia também coordenam uma operação conjunta entre o Governo Federal, o Governo da Bahia e forças policiais para garantir o cumprimento das restrições, especialmente o bloqueio a veículos pesados. O tráfego irregular pode comprometer a integridade da ponte e obrigar novo bloqueio total. Enquanto isso, o desvio provisório implantado na região continua operando como rota alternativa para caminhões e carretas. O DNIT intensificou os trabalhos no local com a instalação de guard-reios, serviços de drenagem e aplicação de tratamento antipó, para assegurar melhores condições de trafegabilidade tanto em dias secos quanto chuvosos. “O desvio é uma solução temporária, mas o caminho definitivo já está em andamento. Com a nova ponte, vamos garantir segurança, fluidez e uma resposta sólida para a região”, completou Renan Filho. Nova ponte Com 510 metros de extensão, a estrutura será construída ao lado da atual. O DNIT já iniciou os trâmites para a contratação emergencial da empresa responsável pelos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução da obra. A nova estrutura ampliará a segurança, a capacidade de tráfego e a integração logística da BR-101 na região sul da Bahia.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Manoel Vitorino | Programa Agricultura Itinerante chega a comunidade do RecreioNotícias Católicas Mais organização no trânsito de Jequié!Notícias Católicas Tarifaço dos EUA: veja quais setores e estados devem ter mais prejuízosNotícias Católicas Projeto de Hassan institui prioridade em vagas de emprego para jovens em acolhimento institucionalNotícias Católicas Novo espaço educacional em Itagi avança com obras em ritmo aceleradoNotícias Católicas São João de Jequié conquista título de Melhor do Interior da Bahia pelo Circuito Record 2025