Possíveis mudanças na Câmara Municipal de Jequié indicam cenário favorável para Zé Cocá
31/7


À medida que se aproxima o prazo final para o registro das candidaturas homologadas nas convenções partidárias, cresce a expectativa sobre as possíveis mudanças na composição da Câmara Municipal de Jequié. Atualmente composta por 19 vereadores, a Casa de Leis pode passar por significativas alterações com a entrada de novos nomes e a reeleição de alguns parlamentares.
Especialistas políticos apontam que, a partir de 2025, o partido União Brasil, liderado localmente pelo deputado federal Leur Lomanto, tem potencial para eleger entre dois a três vereadores. Entre os nomes cotados estão os atuais vereadores Gutinha, Colorido e San David, além de novos candidatos como o ex-secretário de Esporte e Lazer Matheus Budega, o herdeiro político de Márcia de Xexéu, Junior de Xexéu, Analu Duarte e o médico Antônio Damaceno.
O Partido Progressistas, liderado pelo atual prefeito de Jequié e pré-candidato à reeleição, Zé Cocá, pode garantir até quatro vagas na Câmara. Os vereadores Walmiral Marinho, Bui Bulhões, Junior Braga e Joaquim Caires, juntamente com Helder Souza e Aroldo Brito, estão firmes na disputa, todos beneficiados pelo voto de legenda de Zé Cocá.
A Federação PSDB/Cidadania, por sua vez, deve conquistar duas vagas, com Duda Simões como um dos principais candidatos. Outros nomes em disputa incluem Cardoso, Márcio Jacaré, Márcio Gardel, Osvaldo Almeida, Macedo, Nego Piru e Carol Duque.
O Republicanos tem grandes chances de obter duas cadeiras, possivelmente reconduzindo os atuais vereadores Soldado Gilvan e Ziel Cavalcante. O apoio de candidatos das alas religiosas deverá fortalecer ainda mais a posição do partido. O PDT, com uma situação similar, espera garantir duas vagas com Tinho de Waldeck e Professora Cida, ambos já testados em eleições anteriores e que se mantiveram em ascensão.
Na oposição, a Federação liderada pelo PT deve ficar com duas vagas, com destaque para os atuais vereadores Ramon Fernandes e Marcos do Ovo. A Federação trabalha para conquistar uma terceira vaga.
O PSD, liderado pelo deputado federal Antônio Brito, também busca duas vagas. Entre os candidatos estão os atuais vereadores Ivan do Leite, Moana Meira, Sidney Magal e João Paulo. A oposição ao prefeito Zé Cocá pode afetar negativamente a campanha desses candidatos, dada a popularidade do atual prefeito e pré-candidato a reeleição.
O Solidariedade deve assegurar uma vaga, reconduzindo o vereador Marcinho do Táxi. No entanto, a base aliada do partido tem perdido espaço após a aliança com o deputado Antônio Brito e a oposição a Cocá.
O MDB enfrenta uma situação semelhante à do Solidariedade e ficaria com apenas uma vaga, com uma construção de vários pré-candidatos da oposição que não queriam compor em partidos da oposição com vereadores de mandatos.
Desta forma, o prefeito e pré-candidato a reeleição, Zé Cocá, que vem aprovadíssimo com sua administração, pode ampliar sua base de vereadores “puro sangue” na Câmara Municipal, entre 13 a 14 vereadores, colocando a oposição para trilhar caminhos mais tortuosos, podendo ainda ficar refém de algum nome oriundo dos partidos menos expressivos, localmente, como o Avante e o PL.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Helder da Agrorural cobra sistema de tratamento de água em ItajuruNotícias Católicas Câmara homenageará Rotary Club de Jequié pelos seus 80 anos de existênciaNotícias Católicas Prefeitura de Jequié intensifica combate à Dengue no Loteamento Água BrancaNotícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino promove evento dedicado às mulheres, com shows musicais, brindes e muita animaçãoNotícias Católicas Carnês do IPTU 2025 serão distribuídos nas residências em toda cidadeNotícias Católicas Carreta carregada com leite em pó tombou na BA 026, carga foi totalmente saqueada