×

Rede de esgoto: utilização adequada evita transtornos

06/11 Rede de esgoto: utilização adequada evita transtornos

A má utilização da rede coletora de esgoto, em grande parte devido ao descarte indevido de resíduos sólidos, vem causando prejuízos à operação do sistema de esgotamento sanitário de Jequié e também aos moradores, que acabam sofrendo as consequências de extravasamentos de esgoto ou retorno para as ruas e imóveis. Somente de janeiro a setembro deste ano, a unidade regional da Embasa em Jequié executou 2.700 serviços de desobstrução em pontos diversos da rede coletora do município, sendo que mais de 70% destas ocorrências foram ocasionadas pelo mau uso da rede.

Na tentativa de diminuir este número, a unidade da Embasa em Jequié vem intensificando as ações de conscientização de moradores e comerciantes na sede municipal, chamando a atenção para a importância de usar a rede coletora da forma adequada. Estão sendo inspecionadas as ligações de esgoto de imóveis residenciais e comerciais para verificar se a estrutura atende às normas legais vigentes quanto à instalação de equipamento como caixas retentoras de óleo e areia e caixa coletora de óleo, por exemplo. O imóvel notificado terá 30 dias para adequação das instalações, antes de encaminhamento ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão responsável pela adoção das sanções legais, tais como multa.

Uma das localidades com maior incidência do problema é Jequiezinho. No bairro, ligações irregulares da instalação da rede de drenagem pluvial domiciliar à rede coletora vêm provocando sobrecarga na rede da Embasa, devido ao acúmulo de resíduos sólidos, especialmente areia. “A rede coletora de esgotos é projetada apara receber apenas o volume dos esgotos domésticos. Sua má utilização, como a ligação das calhas dos telhados ou de áreas externas do imóvel em sua tubulação, causa entupimento e o resultado é o extravasamento nos domicílios e nas ruas”, destaca o gerente regional da Embasa em Jequié, César Melhem.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha