Rede de esgoto: utilização adequada evita transtornos
06/11

A má utilização da rede coletora de esgoto, em grande parte devido ao descarte indevido de resíduos sólidos, vem causando prejuízos à operação do sistema de esgotamento sanitário de Jequié e também aos moradores, que acabam sofrendo as consequências de extravasamentos de esgoto ou retorno para as ruas e imóveis. Somente de janeiro a setembro deste ano, a unidade regional da Embasa em Jequié executou 2.700 serviços de desobstrução em pontos diversos da rede coletora do município, sendo que mais de 70% destas ocorrências foram ocasionadas pelo mau uso da rede.
Na tentativa de diminuir este número, a unidade da Embasa em Jequié vem intensificando as ações de conscientização de moradores e comerciantes na sede municipal, chamando a atenção para a importância de usar a rede coletora da forma adequada. Estão sendo inspecionadas as ligações de esgoto de imóveis residenciais e comerciais para verificar se a estrutura atende às normas legais vigentes quanto à instalação de equipamento como caixas retentoras de óleo e areia e caixa coletora de óleo, por exemplo. O imóvel notificado terá 30 dias para adequação das instalações, antes de encaminhamento ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão responsável pela adoção das sanções legais, tais como multa. Uma das localidades com maior incidência do problema é Jequiezinho. No bairro, ligações irregulares da instalação da rede de drenagem pluvial domiciliar à rede coletora vêm provocando sobrecarga na rede da Embasa, devido ao acúmulo de resíduos sólidos, especialmente areia. “A rede coletora de esgotos é projetada apara receber apenas o volume dos esgotos domésticos. Sua má utilização, como a ligação das calhas dos telhados ou de áreas externas do imóvel em sua tubulação, causa entupimento e o resultado é o extravasamento nos domicílios e nas ruas”, destaca o gerente regional da Embasa em Jequié, César Melhem.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Articulação de Leur Lomanto Jr. leva candidato a vice-presidente a Jequié neste domingo
Notícias Católicas Saulo demonstra força política, reúne base de vereadores e sinaliza reeleição em Itagi
Notícias Católicas Homem de 43 anos é preso em Nova Itarana investigado por estupro de vulnerável contra adolescentes
Veja também
Notícias Católicas RONDESP apreende carabina calibre 9 mm e neutraliza bandido Jequié
Notícias Católicas Fim da escala 6×1 pode gerar R$ 34,5 bilhões em gastos para prefeituras
Notícias Católicas Vagas de empregos no SineBahia
Notícias Católicas Flávio Bolsonaro mantém vantagem sobre Lula no segundo turno, aponta análise de dez pesquisas
Notícias Católicas Linhas de crédito oferecem opções de empréstimo para beneficiários do BPC, trabalhadores CLT e aposentados
Notícias Católicas Prefeito de Manoel Vitorino apresenta projeto de lei que garante mais de R$ 4 milhões em abono salarial para profissionais da Educação
















