Saiba como cuidar bem da sua voz para não ficar rouco com frequência:
16/4


1 - Não grite. Quando estamos em um lugar muito barulhento, competimos com o barulho para conseguirmos nos comunicar. Esse aspecto é muito ruim, pois faz você falar alto sem perceber que levantou seu tom de voz.
2 – Beba muita água. Tome vários goles de água em temperatura ambiente durante o dia. A água, ao passar pela garganta, vai hidratando essa região, para que assim as cordas vocais vibrem com mais facilidade.
3 - Consuma alimentos saudáveis. Evite alimentos muito pesados que possam causar azia e má digestão. Eles podem causar refluxo que irrita as cordas vocais. Um alimento que ajuda a “limpar” as cordas vocais, por ser adstringente, é a maçã.
4 - Evite o cigarro. O cigarro é inimigo da voz saudável. Um dos maiores cuidados com a voz é não fumar, já que a fumaça do fumo pode causar edema das cordas vocais, infecções e aumentar as chances de câncer de laringe e de pulmões.
5 - Cuidado com certas bebidas. Café, bebidas gasosas, muito geladas e o álcool irritam a laringe. Não abuse dessas bebidas, principalmente do álcool, já que ele propicia abusos vocais.
6 - Cuidado com o ar-condicionado. Seu uso em excesso prejudica a voz porque resseca o trato vocal, o que exige um esforço acima do normal às cordas vocais.
7 - Preserve a voz quando estiver doente. Se estiver com gripe, crise alérgica ou tossindo, evite falar muito, faça repouso vocal para não prejudicar a sua voz.
Curta nossa página e fique sempre por dentro de nossas dicas de saúde.