×

Sem novidades: CNE declara Maduro reeleito

29/7 Sem novidades: CNE declara Maduro reeleito

Na madrugada desta segunda-feira, 29, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito para um novo mandato. Ele obteve pouco mais de 5 milhões de votos, segundo o órgão eleitoral. Edmundo Gonzáles, da oposição, obteve 4,4 milhões de votos.

Ainda de acordo com o CNE, 80% das seções eleitorais foram apuradas. O restante das informações serão divulgadas nas próximas horas.

A eleição na Venezuela é decidida em turno único, onde o candidato com o maior número de votos vence, sem a necessidade de atingir uma porcentagem mínima. Cerca de 21 milhões de eleitores estão registrados, mas o voto não é obrigatório. Nas eleições presidenciais de 2018, quando Maduro foi reeleito, a participação foi de 46%, comparada aos 79% de participação em 2013, após a morte de Hugo Chávez. Os votos são armazenados na memória do sistema automatizado e também impressos em atas nos centros de votação. Ao final do processo, a totalização dos votos é criptografada e transmitida aos servidores do Conselho Nacional Eleitoral.

Embora haja cerca de oito milhões de venezuelanos vivendo no exterior, apenas cerca de 68 mil estão registrados no sistema eleitoral, com muitos relatando dificuldades em se registrar. Fora do país, a votação é realizada em papel e com urnas físicas.

O mandato presidencial na Venezuela dura seis anos. Maduro, no poder desde 2013, está buscando seu terceiro mandato. O presidente eleito em 28 de julho tomará posse em 10 de janeiro de 2025.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha