Sessão proposta por Sandro Régis homenageia centenário do ex-governador Antônio Lomanto Júnior
29/11


Amigos familiares e nomes importantes da classe política prestigiaram a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quinta-feira (28), em homenagem ao centenário do ex-governador Antônio Lomanto Júnior (1924-2015). Proponente da sessão, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) destacou que o legado de Lomanto Júnior revolucionou a forma de fazer política.
“Ele mudou a forma de enxergar a coisa pública e se tornou um exemplo de dedicação, competência e amor ao povo baiano em todos cargos que ocupou. Prova disso é que 100 anos após o seu nascimento, estamos aqui, a antiga e a nova geração, juntas, celebrando o poder do exemplo que ficou marcado para a história”, afirmou Sandro Régis.
Conduzida pelo presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), a sessão teve a presença de deputados federais, estaduais, além do ex-governador Paulo Souto, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) e do deputado federal Leur Lomanto Júnior (União Brasil), neto do ex-governador.
Em seu discurso, Sandro Régis destacou que, desde o início de sua carreira política como vereador em 1947 em Jequié, Lomanto já mostrava talento para liderança. Logo depois, acrescentou o deputado, ele foi eleito prefeito entre 1951 e 1955 e em seguida deputado estadual, com um mandato de destaque como um “incansável defensor do interior baiano”.
Lomanto Júnior voltou a assumir a Prefeitura de Jequié pela segunda vez entre 1959 e 1963 e então alcançou o auge de sua carreira política: se tornou governador da Bahia com apenas 37 anos, sendo o mais jovem a alcançar o cargo até então, entre 1963 e 1967. Depois foi deputado federal por duas vezes, com o feito histórico de ter sido reeleito em 1975 junto com o filho Leur Lomanto, que também compôs a mesa da homenagem na Assembleia Legislativa.
“Nesta Casa, Lomanto Júnior teve a oportunidade de defender as suas bandeiras”, afirmou o deputado federal Leur Lomanto Júnior. ao agradecer a homenagem, destacando que entre as suas principais bandeiras estava a defesa do municipalismo.
Quem também saudou a memória de Lomanto Júnior foi o ex-deputado Ewerton Almeida, contemporâneo do ex-governador, que lembrou o episódio em que “Lomanto levou a Bahia ao cenário internacional ao visitar o presidente dos EUA, John F. Kennedy, na Casa Branca”.
Também marcaram presença na sessão especial os deputados federais Paulo Magalhães (PSD), Adolfo Viana (PSDB), Gabriel Nunes (PSD), Lídice da Mata (PSB), José Rocha (União Brasil), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presídio, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, além de dezenas de deputados estaduais e outras autoridades.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Prefeitura de Jitaúna adquire novo ônibus escolar e amplia frota de transporte de alunosNotícias Católicas Prefeitura de Jequié abre edital para Concursos Juninos 2025, valorizando tradições e celebrar a cultura nordestinaNotícias Católicas André do Sintracal pede à Embasa relatório com localidades não atendidas regularmente com água potável e esgoto
Veja também
Notícias Católicas Bui Bulhões requer revitalização e duplicação da entrada da cidade pela BR 330Notícias Católicas Tinho propõe instalação de antena de telefonia celular para atender toda região da CachoeirinhaNotícias Católicas Gutinha apresenta Indicações com melhorias para o distrito do BaixãoNotícias Católicas Operação Sem Sinal prende prestador de serviço tentando entrar com material ilícito na Penitenciária Lemos BritoNotícias Católicas Homem morto no Residencial Beira Rio usava tornozeleira eletrônicaNotícias Católicas Leur Lomanto Jr. protesta contra ausência de Jequié nos debates da nova licitação das BRs 324 e 116 e pede ao presidente da ANTT a inclusão do municíp