Tendências para o Comércio em 2025: veja o que deve mudar
15/1
O comércio está em constante evolução, e 2025 promete ser um ano repleto de inovações e mudanças significativas para o setor. Empresas que desejam crescer e se manter competitivas precisam estar atentas às principais tendências que irão moldar o mercado nos próximos anos.
Para auxiliar nessa transformação, separamos algumas das tendências mais relevantes para o comércio que você deve estar atento em 2025. Acompanhe 1. As novas soluções em Automação e Inteligência Artificial A automação e a inteligência artificial (IA) já não são mais uma novidade, não é mesmo? No entanto, hoje essas tecnologias deixaram de ser um fator diferencial e passaram a ser fundamentais para o desempenho, produtividade, acompanhamento e manutenção de empresas, especialmente no comércio. Em 2025, elas continuarão a transformar o mercado progressivamente. Isso porque as ferramentas possuem uma altíssima taxa de atualização e avançam rapidamente em direção de facilitar e agilizar os mais diversos processos. Assim, quanto mais antenada e inovadora for a sua empresa, maiores as chances de seguir um bom ritmo de crescimento. Sistemas de Gestão Integrada (ERPs) e soluções de Automação Comercial serão essenciais para otimizar atividades, reduzir custos significativamente e melhorar a eficiência operacional. Além disso, a utilização de chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de IA para análise de dados, gestão de marketing e personalização da experiência do cliente continua sendo cada vez mais importante. 2. Experiência Omnicanal Os consumidores modernos esperam uma experiência de compra integrada e consistente, independentemente do canal que utilizam. Em 2025, as empresas de comércio irão investir em estratégias omnicanal que permitam uma integração eficaz entre diferentes canais de atendimento (como lojas físicas, e-commerce, telefone, e-mail, aplicativos móveis e redes sociais). A integração desses canais proporcionará uma experiência de compra mais fluida e satisfatória, além de fortalecer a credibilidade e presença da empresa no mercado. 3. Sustentabilidade e Responsabilidade Social A sustentabilidade continuará a ser uma prioridade para os consumidores em 2025. As empresas que adotarem práticas sustentáveis e demonstrarem responsabilidade social serão preferência, tanto para consumidores, quanto para parcerias com outras marcas. Isso inclui o uso de materiais ecologicamente corretos, a economia de energia e de recursos materiais, engajamento em projetos sociais ou campanhas inclusivas e a transparência nas práticas comerciais, além de diversas outras ações. 4. Vendas externas e Pagamentos Digitais Com o crescente uso de dispositivos móveis, utilizar aplicativos integrados ao sistema de gestão da empresa para facilitar as vendas se tornará ainda mais relevante em 2025. As empresas que conseguirem realizar vendas externas com eficiência, onde os vendedores possam acessar suas informações de vendas e os gestores acompanhem os dados com precisão de onde estiverem, terão destaque ainda maior esse ano. DESCUBRA COMO ALAVANCAR SUAS VENDAS EXTERNAS – CONHEÇA O FORÇA DE VENDAS Oferecer opções de pagamento digital seguras e convenientes também é indispensável. Pagamentos por aproximação, carteiras digitais e PIX já estão no topo dos métodos mais utilizados pelos consumidores brasileiros. A tendência é que esses números aumentem ainda mais. VEJA TAMBÉM PAGAMENTO VIA PIX DIRETO NO PDV: ENTENDA AS MODALIDADES INTEGRADAS 5. Personalização em escala A personalização da experiência do cliente será um diferencial crucial em 2025. O uso de relatórios e tecnologias para análise de dados permitirá que as empresas compreendam melhor os comportamentos e preferências dos consumidores. Com essas informações, será possível oferecer produtos e serviços personalizados, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente. O ideal é contar com sistemas que permitam acesso à sua Curva ABC de produtos, registrem quais são os produtos de maior demanda e quais geralmente são relacionados no comportamento de compras dos seus clientes. 6. Fidelização de Clientes Programas de fidelidade e recompensas continuarão a ser estratégias eficazes para manter os clientes engajados e leais em 2025. Empresas que oferecem atendimento de excelência e benefícios exclusivos em suas estratégias comerciais, como Saldo Flex e descontos personalizados, experiências satisfatórias com um PDV ágil e eficiente, além da qualidade dos produtos e serviços ofertados, conseguirão criar um relacionamento duradouro com seu público e atrair cada vez mais clientes. Como a SGA Sistemas pode te ajudar A SGA Sistemas é uma empresa especializada em Sistemas de Gestão Integrados e Automação Comercial para empresas do varejo e comércio. Com mais de 31 anos de experiência no mercado, oferecemos soluções inovadoras que ajudam a otimizar processos, melhorar a eficiência e aumentar a lucratividade dos nossos clientes, além dos nossos grandes diferenciais em parametrização tributária, gestão de ofertas e muitos outros. Esse é o melhor momento para transformar seu negócio e se preparar para as tendências de 2025! Entre em contato conosco e descubra como a SGA Sistemas pode ajudar sua empresa a crescer! Quero preparar o meu negócio para um 2025 lucrativo!Deixe um comentário:
Notícias Católicas Itagi : Prefeito Saulo Islan se reúne com Rita Rodrigues, irmã do governador da Bahia, para fortalecer a Agricultura FamiliarNotícias Católicas Jitaúna: Prefeitura e Secretaria de Saúde retornam com o programa Voltando a SorrirNotícias Católicas Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024
Veja também
Notícias Católicas Jequié joga bem mas a vitória não vemNotícias Católicas PRE passa a contar com radar inteligente que identifica placas de veículos em tempo realNotícias Católicas Prefeitura de Itagi avança na implantação do Colégio Modelo CPMNotícias Católicas Em apenas 15 dias de gestão, Prefeitura de Maracás já entrega importantes benefícios à populaçãoNotícias Católicas Prefeitura de Jequié deverá economizar mais de R$ 2,5 Milhões com novo formato do São João, garantindo um evento ainda maior sem prejudicar ambulantesNotícias Católicas Jitaúna: Corpo de homem é encontrado na região da Baixa Alegre; mãos foram decepadas