Trabalho em feriados: governo adia regra polêmica pela 4ª vez e setor cobra fim da incerteza
20/6

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou na última terça-feira (17) o quarto adiamento da entrada em vigor da Portaria nº 3.665/2023, que restringe o trabalho em feriados no setor do comércio. A nova data foi prorrogada para 1º de março de 2026, após negociações com lideranças políticas e pressão crescente de entidades do setor produtivo.
A medida — que exige convenção coletiva para autorizar o funcionamento do comércio nessas datas — é alvo de fortes críticas por parte de associações empresariais. Para a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), os sucessivos adiamentos da norma geram insegurança jurídica e dificultam o planejamento de empresários e trabalhadores em todo o país. A CACB, que representa mais de 2.300 associações comerciais, cobra a revogação imediata da portaria. Segundo o presidente da entidade, Alfredo Cotait, a regra interfere na autonomia dos trabalhadores, restringe o comércio em datas estratégicas e prejudica a geração de renda. “É um retrocesso. Exatamente nos domingos e feriados que os nossos comerciantes, de várias atividades, têm os seus melhores dias para fazer as vendas. Estão todos necessitados de gerar mais renda e vender os seus produtos”, afirmou Cotait. Além de ferir a liberdade econômica, a CACB sustenta que a portaria é inconstitucional, por limitar atividades essenciais sem respaldo legal adequado, como explica o vice-presidente jurídico da CACB, Anderson Trautman. “Veja a quantidade de surpresas, de dificuldade que temos para uma estabilidade de normas do Brasil. Entendemos que a portaria tem, inclusive, vícios de legalidade e seria passível de questionamento judicial. Mais uma prorrogação não nos traz estabilidade, precisamos que seja revogada”, reafirmou Trautman. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas Manoel Vitorino | Programa Agricultura Itinerante chega a comunidade do RecreioNotícias Católicas Mais organização no trânsito de Jequié!Notícias Católicas Tarifaço dos EUA: veja quais setores e estados devem ter mais prejuízosNotícias Católicas Projeto de Hassan institui prioridade em vagas de emprego para jovens em acolhimento institucionalNotícias Católicas Novo espaço educacional em Itagi avança com obras em ritmo aceleradoNotícias Católicas São João de Jequié conquista título de Melhor do Interior da Bahia pelo Circuito Record 2025