×

Você tem uma loja de Material de Construção? Confira essas dicas de gestão eficiente

17/4 Você tem uma loja de Material de Construção? Confira essas dicas de gestão eficiente

Se você é proprietário ou gestor de uma loja de material de construção, sabe que são muitas as demandas e o quão desafiador pode ser gerenciar tudo isso de forma eficiente. Desde o controle de estoque até o atendimento ao cliente, cada aspecto do negócio exige atenção minuciosa para garantir o seu pleno funcionamento.

Porém, existem métodos inovadores e ferramentas acessíveis que são capazes de otimizar, facilitar e transformar profundamente esse trabalho de maneira positiva. Vamos explorar algumas delas neste artigo trazendo dicas essenciais para uma gestão eficiente na sua loja de materiais de construção.

Vamos por etapas…

Antes de começarmos a destrinchar as dicas, é importante compreender que, por mais que existam diversos aspectos para dar conta ao mesmo tempo em uma loja, pular etapas não vai acelerar o processo e pode inclusive prejudicar o desempenho da sua gestão.

Para alcançar a eficiência, o primeiro passo é identificar quais são os principais obstáculos e prioridades do seu negócio e a partir daí fazer um planejamento para que as operações se deem de forma organizada, informada e precisa, certo?!

Tendo isso em vista, reunimos alguns dos principais focos e desafios para uma boa gestão de lojas de materiais de construção e com base neles você verá soluções que ajudarão a mitigar (ou até mesmo eliminar) dificuldades referentes a esses pontos. Vamos lá?

1. Controle de Estoque:

Esse é um tópico bastante recorrente quando o assunto é eficiência e gestão. E não é por acaso! Lojas de materiais de construção e empresas do comércio varejista em geral, possuem grandes dificuldades para controlar o estoque de forma assertiva. E isso pode causar diversos prejuízos. O principal deles é o dano financeiro motivado pelo armazenamento de mercadorias em excesso que não possuem rotatividade equivalente ou, também, pela perda de vendas decorrente da falta de produtos que apresentam demanda maior.

Se o cliente chega em seu estabelecimento e percebe que frequentemente não encontra o que procura, ele migra para a concorrência. Manter uma quantidade adequada de produtos essenciais, evitar excessos e gerenciar a rotatividade de estoque são práticas fundamentais para garantir a satisfação do cliente e maximizar os lucros.

Então, como fazer? A resposta é simples: Utilize um sistema de gestão integrado que possua rotina de controle de estoque eficaz e permita acompanhar o fluxo de entrada e saída de produtos de forma automática. Com um software adequado, fica mais fácil identificar padrões de demanda e fazer previsões precisas para reabastecimento.

Essa solução também torna mais simples realizar promoções com base em quais produtos estão há mais tempo parados nas prateleiras, visando melhorar a rotatividade, ou até mesmo aplicar estratégias de atração de clientes de forma mais exitosa.

Outra prática essencial é realizar o inventário de estoque. Isso é indispensável para empresas varejistas de qualquer natureza. Veja o motivo e saiba detalhadamente como funciona no material especial que elaboramos sobre o tema. CLIQUE AQUI!

2. Conformidade fiscal e tributária:

Os documentos fiscais representam uma parcela dos mais importantes para qualquer empresa. A partir deles é possível manter a legalidade das suas operações, instalações, transações, registros e funcionamento do negócio. No entanto, normalmente essas documentações e processos são bastante complexos e burocráticos. Além disso, pequenos erros podem gerar uma grande dor de cabeça, resultando inclusive em eventuais penalidades.

Para facilitar a manutenção da conformidade fiscal e tributária da sua loja de materiais de construção, contar com um sistema de gestão integrado também é uma das principais alternativas. As soluções da SGA Sistemas disponibilizam rotinas que agilizam e facilitam correções, atualizações, inserção de dados, emissões e o envio de documentos e informações fiscais em tempo hábil. A depender do caso, ao resolver uma possível inconsistência em um DF-e específico, o sistema pode, de forma automática, replicar a correção para outros documentos fiscais que apresentam a mesma inconsistência.

Outra dica importante é a contratação de um(a) contador(a) para te orientar sobre quaisquer possíveis ocorrências tributárias. Com a orientação profissional especializada da contabilidade, você terá menos problemas para gerenciar suas contas e manter a conformidade legal do seu negócio. Os nossos sistemas também são capazes de facilitar a identificação de alguns erros comuns no preenchimento das suas informações tributárias e fiscais. Dessa forma, contratar um(a) contador(a) e utilizar o software ideal são os melhores caminhos para ter uma gestão mais eficiente, segura e tranquila.

3. Atendimento ao Cliente de Excelência:

O atendimento ao cliente é sempre um diferencial competitivo. No comércio de materiais de construção, onde o público muitas vezes têm necessidades específicas e prazos apertados, a qualidade do atendimento desempenha um papel ainda mais importante. Pensando nisso, seu PDV deve ser funcional, ágil, oferecer diferentes formas de pagamento e possuir integração ao ERP para realizar baixa automática no estoque, registrar as transações nos relatórios gerenciais e muito mais.

Um sistema integrado de gestão pode ajudar a agilizar o processo de atendimento para além do PDV, fornecendo acesso rápido a informações sobre produtos, disponibilidade de estoque e histórico de compras dos clientes.

Nas soluções da SGA, você conta ainda com excelentes ferramentas que facilitam a implementação de estratégias de vendas, como o Cross-selling, e a criação de ofertas e promoções. Isso permite oferecer um serviço personalizado e eficiente, aumentando a satisfação e fidelidade dos seus compradores.

LEIA TAMBÉM EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: COMO MELHORAR?

4. Controle Financeiro Transparente:

Andando de mãos dadas com a gestão tributária e fiscal, manter um controle financeiro consistente é essencial para o funcionamento de qualquer negócio. As soluções são as mesmas: contar com um profissional da contabilidade e investir em um sistema integrado de gestão.

Além dos benefícios já mencionados, o software oferece ferramentas para monitorar as finanças da loja de maneira automatizada, acompanhar as vendas, despesas e lucros, além de facilitar a geração de relatórios financeiros detalhados. Isso permite uma tomada de decisão mais informada e ajuda a identificar áreas de oportunidade para melhorar a rentabilidade do negócio.

Outras razões para investir hoje mesmo em um Sistema Integrado de Gestão

Automatizar processos rotineiros é uma das principais funcionalidades e vantagens dos nossos sistemas de gestão integrados. Tarefas como emissão de notas fiscais, controle de estoque, gerenciamento de vendas, ofertas e promoções, análise da concorrência e mais uma infinidade de ações frequentes ou periódicas podem ser automatizadas. Isso possibilita dispor de mais tempo e recursos para atividades mais estratégicas, não apenas aumentando a eficiência operacional, mas também reduzindo erros, desperdícios, perdas e retrabalho, contribuindo para a produtividade geral da equipe.

Em resumo, a automação comercial através de um sistema desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso a longo prazo. Ao investir em tecnologia e adotar práticas de gestão modernas, os gestores de lojas de material de construção podem garantir uma administração melhor, mais eficiente e mais simplificada.

A SGA Sistemas é especializada em soluções inovadoras inteligentes para a sua empresa e está há mais de 30 anos no mercado auxiliando gestores e profissionais nas mais diversas áreas de seus negócios. MEI, microempresas, pequenos, médios e grandes empreendimentos são beneficiados diariamente com a praticidade e eficiência dos nossos softwares. Quer fazer parte também dessa evolução?

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha