Zé Cocá triunfa com consenso por Wilson Cardoso na UPB e passe ganha mais valor para majoritária em 2026
30/1


O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), foi um dos vitoriosos na articulação para que o gestor de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), se tornasse o candidato de consenso à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O movimento, confirmado nesta terça-feira (28), deve, inclusive, ter repercussões para 2026, aumentando o valor do "passe" do progressista, que é visto como um possível integrante da chapa majoritária tanto por lideranças do governo quanto da oposição.
Foi Cocá quem lançou o nome de Wilson para a UPB, numa entrevista ocorrida no dia 28 de outubro de 2024 ao Projeto Prisma, do Bahia Notícias. Os dois se aproximaram quando o prefeito de Jequié presidiu a entidade municipalista, e a relação prosseguiu mesmo quando Cocá deixou a base do governo acompanhando o PP, em 2022.
Com as articulações de Zé Cocá, a candidatura do socialista, que nunca escondeu a gratidão por esse apoio, decolou. O progressista assegurou logo votos na microregião de Jequié, onde exerce influência direta sobre quase todos os prefeitos. E atuou para minar resistências a Wilson no campo da oposição.
Além disso, a candidatura de Wilson ganhou musculatura com o apoio do senador Jaques Wagner (PT) e de siglas da base governista, a exemplo do Avante, do PP, do MDB. Nos últimos dias, diante do favoritismo do socialista, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu entrar em campo para evitar um bate-chapa pela presidência da UPB e convenceu, na manhã de hoje, o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), a se retirar da disputa. Phellipe tinha o apoio declarado do senador Angelo Coronel (PSD).
A articulação de Jerônimo ocorreu dias após o governador receber Zé Coca em audiência em Salvador, na última terça-feira (21). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual deixou claro o interesse em ter Cocá como aliado em 2026, inclusive com a possibilidade de fazer parte da chapa na condição de vice ou suplente de senador. Em conversas com a imprensa após o encontro, o prefeito de Jequié despistou e afirmou que tratou com o governador apenas de gestão. "Falaremos de política num segundo momento", pontuou, na semana passada.
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) também já disse publicamente que Zé Cocá é um dos quadros da política baiana que pode integrar chapa da oposição em 2026, até mesmo na condição de candidato a governador. Entretanto, Neto se afastou do prefeito após as eleições de 2022, o que contribuiu para reaproximar o prefeito de Jequié do PT.
Vale lembrar que a influência de Zé Cocá sobre os prefeitos também ficou confirmada quando ele elegeu Quinho (PSD) como sucessor no comando da UPB. Na época, inclusive, o PT trabalhava para que o então prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, assumisse a presidência da entidade, o que acabou não ocorrendo.
(Com informações do Bahia Notícias)
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Dinheiro extorquido de adolescente e bicicleta elétrica são recuperados em Vitória da Conquista
Notícias Católicas Mesmo com apoio de Zé Cocá a Flávio Bolsonaro, Lula amplia vantagem eleitoral em Jequié
Notícias Católicas Guarda Civil Municipal de Jequié recebe equipamentos para capacitação e 10 revólveres doados pela GCM de Salvador
Veja também
Notícias Católicas Homem é conduzido à delegacia por suspeita de crime eleitoral no Entroncamento de Jaguaquara
Notícias Católicas 19º BPM apreende drogas, munições e rádios comunicadores no bairro Bela Vista, em Jequié
Notícias Católicas Sindicato dos Rodoviários atrasou saída de ônibus com adesivaço partidário proibido pela lei
Notícias Católicas Mutirão de exames de PSA atende cerca de 250 homens em Itagi
Notícias Católicas Lula é reeleito presidente com vantagem no Nordeste; Flávio liderou no Sul e Centro-Oeste
Notícias Católicas 93ª CIPM prende homem suspeito de tentativa de homicídio em Itiruçu
















