Blog
21/11
Por volta das 19h30 desta quarta-feira (19), uma guarnição do 19º BPM realizava rondas pelo Km 03 quando flagrou um homem carregando uma sacola em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo fugiu às pressas, abandonando o objeto às margens da via.
Na sacola, os policiais encontraram uma quantidade de drogas, além de uma balança de precisão — indícios claros de atividade ligada ao tráfico.
O material apreendido foi encaminhado à 9ª Coorpin, onde o caso segue sob investigação.
Materiais Apreendidos:
474 g de cocaína;
1 trouxa de maconha;
1 balança de precisão. [...] leia mais
21/11
Por volta das 14h15 desta quinta-feira (20), durante rondas ostensivas na rodovia Barragem de Pedra, policiais militares do 19º BPM flagraram um indivíduo realizando manobras perigosas em via pública.
Ao receber voz de abordagem, o condutor foi submetido à consulta pelo aplicativo AUTUA, que apontou que a motocicleta possuía restrição por furto/roubo. O veículo também apresentava chassi pinado, e o indivíduo não portava Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Diante das irregularidades, o suspeito recebeu voz de condução e foi encaminhado à 9ª Coorpin, onde foram adotadas as medidas cabíveis e dada continuidade aos procedimentos legais. [...] leia mais
21/11
No intuito de promover o fortalecimento da atenção à saúde materna, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou, nesta terça-feira, 18, a apresentação o “Protocolo de Pré-Natal de Baixo Risco”. O evento, realizado no auditório do Centro de Educação Infantil Ademar Vieira, reuniu enfermeiros e médicos da rede municipal para discutir a padronização e a humanização da assistência. Estiveram presentes o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Marisna Santana Gonçalves; a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Juliane Caires; a promotora de Justiça da Comarca de Jequié, Juliana Rocha Sampaio; os enfermeiros, Luciane Aragão Minichilli e Romariane Almeida Novaes; o médico, David Souza dos Santos, médico de referência em pré-natal de alto risco; profissionais de saúde, gestores e demais autoridades; e a equipe técnica da Secretaria, demonstrando a união de esforços em prol da saúde das gestantes e bebês.
Com o tema "Dois corações, uma linha de cuidado: a Excelência do Cuidado Integrado no Pré-Natal", o encontro teve como objetivo alinhar práticas a fim de promover uma assistência mais qualificada às gestantes, garantindo um acompanhamento mais seguro e humanizado. A nova linha de cuidado visa padronizar as condutas, desde o acolhimento até o pós-parto, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, iniciativa que é fundamental para a redução da [...] leia mais
21/11
Os 60 anos da Igreja Batista Betânia foram homenageados, pela Câmara Municipal, através de uma Moção de Aplausos apresentada pela vereadora Moana Meira, que é membro da citada congregação.
A Igreja Batista Betânia está presente na cidade desde o dia 15 de novembro de 1965, no seguinte endereço: Avenida Lomanto Júnior, 1106, bairro Joaquim Romão.
A vereadora lembrou que a denominação possui relevantes serviços prestados à sociedade jequieense quanto instituição religiosa, na assistência espiritual aos seus membros, na atividade de assistência social e fortalecimento das famílias por ela assistidas.
A igreja Betânia foi fundada pelo pastor Carlos Macedo, atual pastor emérito, doravante presidida pelo pastor Linaldo Alves.
Em sua longa caminhada, a pregação do evangelho e os ensinos da sã doutrina tem sido fatores preponderantes na construção de uma igreja forte e saudável.
Com uma trajetória de seis décadas, embora mantenha seu olhar voltado para o futuro, a Igreja Betânia tem sido responsável pela formação de diversos obreiros, é mãe de inúmeras congregações e tem desempenhado a função de uma agência do reino dos céus nesta cidade.
"Parabéns a todos os irmãos da Igreja Batista Betânia que seguem firmes no seu propósito de servir ao próximo, amar e cuidar de pessoas", finalizou Moana Meira. [...] leia mais
21/11
A Câmara Municipal de Jequié aprovou, Moção de Aplausos de autoria do vereador André do Sintracal, em homenagem ao Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – ODEERE/UESB, pelo notável e contínuo trabalho desenvolvido na promoção da igualdade racial, valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e combate a todas as formas de preconceito e discriminação, especialmente por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Segundo o parlamentar, a iniciativa tem como propósito de reconhecer publicamente a relevante contribuição do ODEERE/UESB para o avanço da educação das relações étnico-raciais, bem como para a consolidação de políticas afirmativas e para o fortalecimento da diversidade cultural e do respeito à dignidade humana em toda a região Sudoeste da Bahia,
Desde sua criação, em 2005, o ODEERE tem se consolidado como um espaço de resistência, reflexão e produção de conhecimento, promovendo ações voltadas à formação de profissionais comprometidos com a equidade racial, de gênero e de sexualidades, bem como com a valorização dos saberes de comunidades afro-brasileiras e indígenas. Sua atuação pioneira na área o tornou referência regional e estadual em educação, pesquisa e extensão universitária.
Por meio de cursos de extensão, especialização e mestrado, o ODEERE tem formado educadores, pesquisadores e agentes sociais que contribuem [...] leia mais
21/11
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que compõem a 1ª Câmara de julgamentos do órgão, acataram denúncia apresentada contra o presidente e também o ex-presidente da Câmara de Correntina, Jenivaldo Pereira dos Santos e Nelson da Conceição Santos, respectivamente. O processo aponta uma série de irregularidades, entre elas a criação ilegal de cargos comissionados, prática de nepotismo e nomeação de servidores sem qualificação técnica.
O conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, relator da matéria, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Foi aplicada ainda multa de R$1 mil para cada gestor.
Em relação ao ex-presidente Nelson da Conceição Santos, a relatoria considerou procedente o item relacionado à desproporcionalidade e irrazoabilidade na nomeação de ocupantes de cargos em comissão em comparação ao número de servidores efetivos. A Casa Legislativa de Correntina contava – em 2022 – com 105 servidores, sendo 44 efetivos e 61 comissionados. Já no exercício seguinte, foram criados mais quinze cargos, passando a existir um total de 120 servidores, sendo 44 de cargos efetivos e 76 comissionados, o que elevou o percentual de cargos comissionados de 58,09% para 72,38% do quadro total.
Sobre o atual presidente da Câmara, Jenivaldo Pereira dos Santos, o conselheiro Antônio Carlos considerou irregular [...] leia mais
20/11
A cidade já entrou em clima natalino e, para celebrar a época mais esperada do ano, foi lançada oficialmente a campanha *Natal de Prêmios*, que promete movimentar o comércio local e premiar os consumidores que comprarem nas lojas participantes.
A promoção é simples: *a cada compra realizada, o cliente recebe cupons para participar* dos sorteios e garantir a chance de levar para casa um *Fiat Mobi 0km ou uma moto Honda Elite 0km* - dois prêmios que prometem fazer o Natal de muita gente ainda mais especial.
Os *sorteios acontecerão nos dias 24/12 para moto e 30/01 para o carro* em evento aberto ao público, reforçando a transparência e o espírito natalino que marcam a ação. [...] leia mais
19/11
A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira, uma ação integrada no âmbito da Operação Narke 5, com foco no combate ao tráfico de drogas em Jequié. A ofensiva foi conduzida pela 11ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (11ª DTE/Jequié), unidade do Departamento Especializado de Investigações e Repressão ao Narcotráfico (DENARC).
A operação contou com o apoio do Núcleo de Homicídios (NH), do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI), da Delegacia Territorial (DT/Jequié) — todas vinculadas à 9ª Coorpin — e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Jequié), ligada ao DEIC.
Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Joaquim Romão e Cachoeirinha. A ação resultou na prisão temporária de um dos investigados e na apreensão de R$ 5.400 em espécie e dois aparelhos celulares, materiais considerados relevantes para o inquérito.
Outros três alvos não foram localizados e deverão comparecer à unidade policial para prestar esclarecimentos. Eles seguem sob investigação e podem responder criminalmente conforme o andamento do processo.
A Operação Narke 5 é coordenada nacionalmente pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp/MJSP) e busca desarticular organizações criminosas, ampliando a repressão qualificada ao narcotráfico e aos crimes relacionados na Bahia. [...] leia mais
19/11
Na manhã desta quarta-feira (19/11), por volta das 7h30, a guarnição da CIPRv/Itabuna, do 3º Pelotão/Jequié, deslocou-se para averiguar uma informação de sinistro de trânsito na rodovia BA-026, nas proximidades do município de Planaltino, km 200. No local, foi constatado um capotamento.
O condutor do caminhão de placa OVO-0203, cor branca, seguia no sentido Maracás–Nova Itarana quando perdeu o controle da direção, resultando no capotamento do veículo, que incendiou em seguida.
A causa do acidente ainda é desconhecida, uma vez que o motorista não se encontrava no local. Segundo relatos de populares, o condutor foi socorrido por usuários da rodovia que passavam no momento do acidente.
A guarnição realiza diligências nos hospitais da região em busca de localizar o motorista. O fluxo de veículos na rodovia segue normal, sem obstruções. [...] leia mais
19/11
O vereador Gielton Bispo comemorou, nesta terça-feira, 18 de novembro, a aprovação do projeto de Lei de sua autoria que trata da antecipação de matrículas para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e doenças raras em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio, no município de Itagi, mantidas ou subsidiadas pelo poder público. Essa é uma grande conquista para a comunidade, que já têm prioridade no acesso à educação e se tornando lei fortalece ainda mais .
Na mesma sessão, também foi aprovada a indicação de autoria do vereador Gielton Bispo que solicita a construção de um posto de saúde e uma escola moderna e ampla no bairro Riachinho, um anseio antigo dos moradores. A aprovação foi unânime pelos seus colegas vereadores, o que demonstra o compromisso de todos com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Itagi.
O vereador Gielton Bispo reforçou seu compromisso em estar sempre em defesa da comunidade, buscando levar qualidade de vida às pessoas através de várias áreas, a exemplo da saúde e educação. "É um grande passo para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Riachinho e toda a cidade de Itagi", afirmou o vereador.
A aprovação desses projetos é um reflexo do trabalho dedicado do vereador Gielton Bispo em atender às necessidades da comunidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Itagi. A comunidade do Riachinho e toda a cidade de Itagi celebram essa conquista e [...] leia mais












