Blog
11/11
A III Edição dos Jogos Escolares Municipais, que integrou a Copinha da Bahia – Copinha do Estado, com patrocínio da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, reuniu estudantes de toda a rede municipal, celebrando o poder do esporte como instrumento de inclusão, cidadania e aprendizado coletivo.
No sábado (08/11), o Ginásio de Esportes Leur Lomanto foi palco da abertura oficial, com a condução da tocha olímpica pelos estudantes do Centro Girassol, apresentação de ginástica rítmica, execução dos hinos e disputas nas modalidades de futsal e baleado, além de um animado bingo estudantil com a participação dos alunos da EJA e do PEJAI.
Já no domingo (09/11), o Estádio Fagundão recebeu as partidas da Copinha do Estado, encerrando o evento com muita alegria, integração e a entrega de troféus e medalhas aos nossos talentosos estudantes.
A Secretaria Municipal de Educação (SEME) agradece o empenho de todos os profissionais da educação, o apoio das demais secretarias municipais e da Prefeitura de Lagedo do Tabocal, além da parceria com a SETRE, que tornou possível a realização deste grande evento esportivo.
[...] leia mais
11/11
Uma mulher de 48 anos de de iniciais E. F. X, teve uma das mãos cortadas após sofrer golpes causados por um facão durante o fim de semana, na região do Paty, zona rural de Jitaúna.
Uma guarnição da Policia Militar foi informada e se dirigiu ao local, onde buscas foram feitas na região mais o suspeito conseguiu fugir. A mulher foi socorrida ao hospital Nossa Senhora de Fátima onde foi atendida, medicada e liberada em seguida. A dona de casa foi orientada a registrar um boletim na Delegacia Territorial.
Já no sábado (08) no distrito de Barra Avenida, zona rural de Jequié, um homem até o momento não identificado efetuou diversos golpes de arma branca "faca" no seu desafeto que também não teve o nome revelado. De acordo informações, uma briga entre ambos já teria ocorrido em outra ocasião. Uma guarnição da Policia Militar foi ao local mais o autor evadiu após o crime. A vítima foi socorrida ao hospital Nossa Senhora de Fátima em Jitaúna. O estado de saúde não foi informado.
*Por Neilton Brito/Jitaúna Em Dia [...] leia mais
11/11
Policiais da 45ª CIPM localizaram e erradicaram aproximadamente 23 mil pés de maconha na localidade conhecida como Missão Velho, zona rural do município de Curaçá.
As roças foram localizadas em suas ilhas da região. Os dois plantios totalizavam cerca de 23 mil pés da erva, sendo todos os pés incinerados no local e uma amostra recolhida para a apresentação na delegacia local, onde a ocorrência foi registrada. Nenhum suspeito foi localizado durante a operação.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas áreas rurais do estado.
Fonte
Polícia Militar - DCS [...] leia mais
11/11
A cidade de Ipiaú, com um triste histórico de crescimento nos crimes contra a vida, registrou mais uma invasão de domicílio em um ataque com claras caracteristicas de execução.
Durante a madrugada desta terça-feira (11) o adolescente
Leonardo Souza da Silva, 16 anos de idade, foi atingido dentro da sua casa, localizada à Rua Ubaldo Alves, no Bairro Santa Rita, por homens armados que já chegaram ao local atirando.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Os executores fugiram no local sem deixar pistas.
A princípio a polícia trabalha com a hipótese de ter sido mais um assassinato relacionado com confronto entre grupos criminosos em um bairro que já é considerado um dos mais violentos da cidade.
O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica.
As investigações estão a cargo da Polícia Civil.
Ipiaú Online [...] leia mais
11/11
Com o objetivo de melhorar o escoamento de águas pluviais e, dessa forma, contribuir para a prevenção a alagamentos, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, vem investindo na construção e ampliação do sistema de drenagem nos bairros e localidades. Com investimentos de recursos próprios, as esquipes de trabalho seguem ritmo acelerado com vistas ao cumprimento do cronograma e os serviços estão bastante adiantados no Loteamento Jardim Amaralina, no bairro São Judas Tadeu, intervenção que vai atender, de forma plena, toda a localidade.
O projeto, que conta com a instalação da canalização, terá um quilômetro de extensão de rede, executada com manilhas de concreto, de 1.000 milímetros, interligadas, que vão garantir o escoamento eficiente da água das chuvas por meio de uma rede subterrânea que direciona o fluxo até o Rio Jequiezinho, representando um passo importante na melhoria da infraestrutura urbana e na minimização de possíveis transtornos causados pelas águas no Loteamento, além de evitar entupimentos e inundações em períodos de maior intensidade pluviométrica.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, o investimento reflete o compromisso com o bem-estar da população residente no Amaralina e na modernização da cidade. [...] leia mais
11/11
A Semana Bora Servir Mais teve início com a realização de uma Feira de Saúde neste sábado (08), oferecendo uma série de atendimentos voltados à população. A iniciativa contou com a parceria da Fundação José Silveira (Santa Casa de Jequié) e levou orientações, acolhimento e cuidado especializado aos moradores.
Entre os serviços disponibilizados, houve exames oftalmológicos e atendimentos em fisioterapia, pediatria e neurologia, ampliando o acesso da comunidade a avaliações clínicas e ao acompanhamento assistencial. Também foram ofertadas ações na área social, como cortes de cabelo masculino e feminino e serviço de manicure, proporcionando atenção complementar às famílias participantes.
A Semana Bora Servir Mais segue com programação até 14 de novembro, com outras atividades voltadas à saúde e ao bem-estar da população, fortalecendo o acesso aos serviços oferecidos na rede de atenção básica e especializada. [...] leia mais
11/11
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva priorizou encontros com aliados esquerdistas e a participação na abertura da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), em Belém do Pará, a visitar cidades do Sul que foram atingidas por tornados neste fim de semana.
Os tornados foram registrados em Santa Catarina e Paraná entre a sexta-feira 7 e o sábado 8. O presidente viajou para a Colômbia no domingo 9, onde participou de uma cúpula entre representantes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.
O anfitrião do evento foi Gustavo Petro, aliado de Lula e sancionado por Washington por suspeitas de participação no tráfico de drogas regional. Dos 60 chefes de Estado convidados — 33 latino-americanos e 27 europeus — apenas nove compareceram; os demais recusaram. Apenas dois presidentes estavam presentes: Lula e o próprio Petro.
Lula participa da abertura do COP30
Segundo a agenda oficial do Planalto, Lula participa da abertura da COP30 nesta segunda-feira, 10. O evento reúne cerca de 50 mil participantes, entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários.
O evento já é marcado por polêmicas, que também incluem o próprio presidente. Nos pré-eventos da cúpula, Lula e sua mulher, Janja, ficaram hospedados em um iate de luxo. A diária do Iana III, reservado pela Presidência, custa cerca de R$ 5,3 mil por casal. A escolha ocorre em meio à crise de hospedagem enfrentada pela capital [...] leia mais
10/11
A Polícia Civil da Bahia investiga o que motivou a execução do vereador Gleiber Júnior (Avante) e de seu assessor, identificado como Diego Castro Reis. Ambos foram encontrados mortos no sítio da família do político, em Santo Amaro (BA), na madrugada de domingo (9). Antes de ser assassinado, o vereador esteve na inaguração de uma loja em Feira de Santana. O vereador tinha 37 anos e foi reeleito em 2024, quando teve 956 votos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que o político declarou ter recebido R$ 31,4 mil em recursos para a campanha. Nas eleições de 2020, ele havia sido eleito com 559 votos. Em outubro deste ano, o político disse em entrevista que planeja disputar uma vaga de deputado federal no ano que vem.
Para disputar as eleições, o vereador apresentou certidão emitida pela Justiça Federal, que afirmou não constar, até agosto do ano passado, processos que gerassem a inelegibilidade do então candidato. Apesar disso, Gleiber Araújo acumulava processos na Justiça, como mostram documentos públicos acessados pela reportagem. Entre os inquéritos policiais em nome do político, constam ameaça, dívidas e receptação. Em maio deste ano, Gleiber Araújo e outras quatro pessoas foram processadas pelo condomínio Casas do Bosque, em Lauro de Freitas, devido à inadimplência das taxas condominiais. Meses depois, o condomínio retirou a queixa e o processo foi arquivado pela Justiça.
Antes disso, em outubro de 2022, um outro [...] leia mais
10/11
O deputado federal Leur Lomanto Jr votou a favor do projeto de lei que aumenta as penas para o tráfico de animais silvestres e amplia os agravantes para crimes de abuso e maus-tratos, inclusive contra animais domésticos.
O texto aprovado prevê novos agravantes para casos de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais.
Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais estabelece pena de 3 meses a 1 ano de detenção, o que, segundo especialistas, favorecia a impunidade.
Com a nova proposta, a pena passa a variar de 2 a 8 anos de reclusão, representando um avanço histórico no combate ao tráfico de animais e à crueldade animal.
A proposta segue agora para análise e votação no Senado Federal. [...] leia mais
10/11
Uma mulher de 44 anos foi indiciada por exercício ilegal da medicina e lesão corporal grave, após uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista, realizada nesta sexta-feira (7). A operação resultou na interdição de uma clínica clandestina localizada na Travessa Adriano Bernardes, no centro da cidade, onde eram realizados procedimentos estéticos sem autorização legal.
A investigação, conduzida pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista, foi iniciada há cerca de um mês, após denúncia de uma cliente que sofreu sequelas graves em decorrência de um procedimento estético invasivo realizado pela suspeita, em fevereiro deste ano. A perícia constatou que as lesões resultaram em deformidade permanente, com impacto estético e psicológico. A mulher se apresentava falsamente como farmacêutica e esteticista, atendendo em endereços distintos e mantendo suas redes sociais em modo privado para ocultar a atividade irregular.
Durante as diligências, foi localizada em uma clínica odontológica no centro da cidade, onde havia alugado uma sala há cerca de três meses. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária municipal devido a diversas irregularidades, [...] leia mais












