×

Blog

30/10 Lagedo do Tabocal reforça compromisso ambiental com o recebimento de embalagens de agrotóxicos
A Prefeitura de Lagedo do Tabocal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, participou do Recebimento Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos, uma importante iniciativa que reforça o compromisso dos agricultores e do município com a preservação do meio ambiente. A ação incentiva o descarte correto das embalagens, contribuindo para a sustentabilidade no campo e promovendo uma agricultura mais responsável e consciente. As embalagens de agrotóxicos, quando descartadas de forma incorreta, representam um grande risco ao meio ambiente e à saúde pública. Eis os principais danos que podem causar: 1. Contaminação do solo Resíduos de agrotóxicos nas embalagens podem infiltrar-se no solo, matando microrganismos benéficos e prejudicando a fertilidade da terra. Isso afeta diretamente a produção agrícola a longo prazo. 2. Poluição da água A chuva pode arrastar os resíduos para rios, lagos e lençóis freáticos, contaminando a água usada para o consumo humano e animal, além de prejudicar peixes e outras formas de vida aquática. 3. Intoxicação de animais e seres humanos Animais podem entrar em contato com as embalagens descartadas em locais inadequados, sofrendo intoxicações graves ou fatais. Já o ser humano pode ser afetado indiretamente, ao consumir alimentos e água contaminados. 4. Poluição do ar A queima indevida das embalagens libera gases tóxicos e partículas químicas, que contaminam o ar e podem causar [...] leia mais
30/10 Deputado Patrick Lopes entrega ambulâncias para Ipiaú e Ibirataia ao lado do governador Jerônimo Rodrigues
Na manhã desta quarta-feira (29/10), o deputado estadual Patrick Lopes participou, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde Roberta Santana, da entrega de duas novas ambulâncias — uma destinada ao Hospital Geral de Ipiaú (HGI) e outra à Prefeitura Municipal de Ibirataia. Os veículos são fruto de emenda parlamentar de autoria do deputado, reforçando o compromisso do mandato com o fortalecimento da rede de saúde no interior da Bahia. As chaves foram entregues à diretora do HGI, Thaís Cardoso, e ao secretário municipal de Saúde de Ibirataia, Heber Câncio, com a presença de Angélica Guimarães, representando a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “Um momento importante que reforça nosso compromisso com o fortalecimento e a melhoria contínua da saúde pública na Bahia. Podem contar sempre com o nosso mandato!”, destacou o deputado Patrick Lopes. [...] leia mais
30/10 Segunda fase da Operação Fauna Protegida desarticula maior rede de tráfico de aves silvestres do país
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagrou nesta quarta-feira, dia 29, a segunda fase da ‘Operação Fauna Protegida’, para cumprimento de um total de 21 mandados de busca e apreensão e prisões preventivas na Bahia, no Rio de Janeiro e Minas Gerais, contra integrantes da maior organização criminosa de tráfico de aves silvestres do país. Na Bahia, as ações acontecem nos municípios de Monte Santo e Valente; no Rio de Janeiro, em Magé, Guapimirim, Rio das Ostras, Cabo Frio e Casimiro de Abreu; e em Minas Gerais, nas cidades Almenara e Divisópolis. A organização criminosa é liderada por homem preso em setembro deste ano, durante a primeira fase da operação. A Orcrim é especializada na captura, transporte, receptação e comercialização ilegal de animais silvestres, principalmente aves de canto, com estrutura complexa e ramificada a partir de núcleos bem definidos de fornecedores, transportadores, financiadores e receptadores, operando em larga escala e com divisão de tarefas. As investigações revelaram que os animais eram “encomendados” por espécie e quantidade, capturados em áreas rurais da Bahia e de Minas Gerais, mantidos em cativeiros precários e transportados para receptadores localizados principalmente no estado do Rio de Janeiro. [...] leia mais
30/10 Prefeitura de Jequié inaugura Praça do Comércio e fortalece o lazer e a convivência no distrito de Oriente Novo
Acolhedora, aprazível e funcional, a Praça do Comércio, localizada no centro do distrito de Oriente Novo, construída pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Públicos, foi oficialmente entregue aos moradores na tarde desta terça-feira, 28. A solenidade contou com a presença do prefeito de Jequié, Zé Cocá; do vice-prefeito Flávio Santana, o Flavinho; do secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes; do secretário de Serviços Públicos, Neildo Freitas; dos vereadores Valdemir Souza Braga Junior, o Júnior Braga; Eduardo Simões, o Duda; e Matheus Macedo, o Budega; além das famílias da comunidade. O novo espaço, que compõe a programação alusiva aos 128 anos de emancipação política do município é, também, a 12ª entrega do pacote de obras que estão sendo inauguradas durante o mês de outubro. Contando com quiosque, parque infantil, pergolados, paisagismo, com canteiros com grama, bancos e iluminação em LED, tornando-se um ponto de encontro para crianças, jovens, adultos e idosos, que agora dispõem de uma área segura e confortável para o lazer e o convívio coletivo. A praça foi projetada para ser um ambiente de integração, onde a comunidade pode se reunir, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de bem-estar. [...] leia mais
30/10 Equipe da Vigilância Sanitária reforçam cuidados contra a presença de escorpiões em Itagi
Com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir a infestação de escorpiões, a Vigilância Sanitária intensificou as ações de orientação e conscientização em diversos pontos do município. As equipes técnicas estão percorrendo residências e comércios, oferecendo informações sobre cuidados essenciais para eliminar criadouros e manter os ambientes mais seguros. Durante as visitas, os agentes destacam medidas preventivas que fazem diferença no cotidiano, como manter quintais e terrenos sempre limpos, evitar o acúmulo de entulhos e materiais de construção, tampar ralos e frestas, além de utilizar telas em janelas e ralos. Essas orientações buscam fortalecer a conscientização da população quanto à importância de pequenas atitudes que podem evitar grandes riscos à saúde. O trabalho contínuo da Vigilância Sanitária reforça o compromisso com a promoção da segurança e do bem-estar de todos os moradores. [...] leia mais
30/10 STF contribuiu para cenário de caos na segurança pública do Rio de Janeiro
O dia caótico que o Rio de Janeiro viveu nesta terça-feira (28), com mais de 100 mortes decorrentes de confrontos armados intensos entre policiais e criminosos ligados ao narcotráfico, é reflexo de uma série de decisões equivocadas do poder público, que começaram há décadas, mas se intensificaram nos últimos anos a partir de determinações do Supremo Tribunal Federal (STF). A política de não intervenção nas favelas, adotada pelo ex-governador do estado Leonel Brizola na década de 80, impediu a realização de operações policiais nesses locais, o que aumentou o abismo entre o Estado e as comunidades e permitiu que o Comando Vermelho – e, posteriormente, outras facções – assumisse o controle. Mas a partir de 2020, uma política semelhante – desta vez vinda não do governo estadual, responsável pela gestão da segurança pública, mas do Judiciário – beneficiou as facções de formas sem precedentes, criando ambientes severamente mais hostis à entrada das forças de segurança. Por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como “ADPF das Favelas”, o STF impôs uma série de restrições ao ingresso das forças policiais nas comunidades do Rio de Janeiro entre junho de 2020 e abril deste ano – reeditando, na prática, a política de Brizola. O relator da “ADPF das Favelas” foi Edson Fachin. Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, as restrições impostas pelo ministro à [...] leia mais
30/10 Doação de órgãos: especialistas apontam que mitos e desinformação levam à recusa familiar
Quase metade das famílias brasileiras ainda recusa a doação de órgãos. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, 45% dos familiares dizem não ao serem consultados. Especialistas apontam que mitos, medos e falta de conhecimento sobre o processo de doação estão entre os fatores responsáveis por essas recusas.  Segundo a enfermeira Carolina de Fátima Couto, do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), é essencial que a população compreenda que a doação de órgãos só ocorre após a confirmação da morte encefálica. “É fundamental que as pessoas saibam que a doação de órgãos só acontece após a confirmação de morte encefálica, que é diagnosticada de forma muito rigorosa por critérios médicos e legais. Nesse momento, a família é consultada e tem a palavra final sobre a autorização da doação”, enfatiza. A enfermeira ainda destaca que entre os mitos mais comuns está a ideia de que médicos se esforçam menos para salvar pacientes que são potenciais doadores. Ela esclarece: “a prioridade sempre é salvar vidas e a doação só é cogitada quando não há mais possibilidade de recuperação”. Outro equívoco recorrente é acreditar que idade ou estado de saúde impedem a doação. Carolina reforça que cada órgão é avaliado individualmente: “na realidade, cada órgão é avaliado individualmente e até pessoas idosas, crianças, bebês, podem ser doadores.” A aparência do corpo após a doação também [...] leia mais
29/10 Sucesso da FENTEC 2025 reforça protagonismo da CDL de Jequié na promoção da inovação e dos negócios
A edição de 2025 da Feira de Negócios e Tecnologia (FENTEC), realizada no Instituto Federal da Bahia – Campus Jequié, foi marcada pelo alto nível das capacitações, apresentações e forte integração entre tecnologia, empreendedorismo e cultura. Durante quatro dias, o campus se transformou em um verdadeiro centro de inovação, reunindo estudantes, professores, empreendedores, pesquisadores e representantes de diversas empresas e instituições públicas, privadas e contou com a participação de Marcius Gomes - Secretário da SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. A feira contou com mais de 30 estandes de projetos acadêmicos, startups e empresas regionais, apresentando soluções tecnológicas voltadas para educação, energia, sustentabilidade e empreendedorismo digital. Mais de 40 palestras e painéis temáticos abordaram assuntos como inteligência artificial, energias renováveis, economia criativa e inclusão digital com sistema de Palestra silenciosa. Segundo a comissão organizadora, mais de 9 mil pessoas circularam pelo evento ao longo dos quatro dias. A feira também foi palco de rodadas de negócios, que resultaram em novas parcerias entre empresas e projetos desenvolvidos por estudantes. [...] leia mais
29/10 Sandro Régis diz que Jerônimo insiste em minimizar crise da violência na Bahia: “Precisamos escolher um governador que trate segurança como prioridade
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) contestou a declaração do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que ao comentar as operações policiais realizadas no Rio de Janeiro, disse que a situação da segurança pública na Bahia está “sob controle”. Para o parlamentar, o governador insiste em minimizar a gravidade do cenário de violência no estado, uma vez que realidade enfrentada pela população baiana desmente a fala do chefe do Executivo. “Nós temos um estado que tem cinco das dez cidades mais violentas do Brasil, a Bahia é líder em número de homicídios e temos pelo menos 17 facções criminosas atuando no nosso estado. Você acha realmente que a violência está sob controle na Bahia?”, questionou Régis, em um vídeo publicado nesta quarta-feira (29), nas redes sociais. O deputado afirmou ainda que o problema não está nas forças policiais, mas na condução da segurança pelo governo estadual. “Governador, não faça pouco caso da inteligência do povo baiano. O problema não é a Polícia Militar e nem a Polícia Civil, que fazem seu papel, o que nós temos que fazer é, em 2026, trocar o governador”, projetou Régis. “Precisamos escolher um governador que assuma a segurança como prioridade. É hora de fazer a mudança que a Bahia precisa”, reiterou. [...] leia mais
29/10 O preço caiu, mas a emoção subiu no  Cine São José!
Agora é tudo R$10,00, isso mesmo: toda a grade de filmes entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro estará com ingressos por apenas dez reais. É a oportunidade perfeita para curtir grandes emoções na telona gastando pouco. E as novidades não param por aí — no dia 6 de novembro o Cine São José traz duas estreias imperdíveis: o filme brasileiro O Agente Secreto, cheio de ação e mistério, e o retorno de um dos maiores clássicos do cinema, O Predador. Não perca essa temporada incrível e garanta já o seu ingresso! Traga a família e os amigos e viva momentos inesquecíveis com o melhor do cinema! Aproveite nossas salas confortáveis, ambiente climatizado e toda a estrutura do São José Vila Gourmet, com restaurante, pizzaria, hamburgueria, chopp Heineken supergelado, além de mercado, padaria, estacionamento coberto e espaços de convivência. Cine São José — onde o cinema vira experiência! COMPRAS EM NOSSA BILHETERIA, TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO E PELO SITE VELOXTICKETS.COM Saiba mais através das redes sociais: Instagram: @saojosevilagourmet Facebook: São José Vila Gourmet [...] leia mais


TV Mascote