Blog
25/7
Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e incentivar a criatividade dos estudantes das escolas municipais, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, iniciou, nesta quinta-feira, 24, o projeto “Ler é Bom, Experimente!”. A iniciativa é desenvolvida pelo escritor jequieense Laé de Souza, através do Grupo Projetos de Leitura, e conta com aprovação do Ministério da Cultura. Participam do projeto 33 unidades de ensino, da sede e da Zona Rural do município.
Voltado para alunos do ensino fundamental, a partir do 3º ano, o projeto visa promover o hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita e da interpretação textual. Os estudantes participam de atividades de adaptação de textos para teatro, encenação, discussão coletiva e elaboração de respostas sobre os livros do autor Laé de Souza. A culminância da ação será a publicação, em nível nacional, da coletânea “As Melhores Histórias dos Projetos de Leitura”, reunindo os melhores textos produzidos, incluindo crônicas de nove alunos de Jequié. [...] leia mais
25/7
O Tribunal do Júri da comarca de Juazeiro condenou Adriana dos Santos Gomes, ontem (23), a 47 anos de prisão. Ela foi acusada, pelo Ministério Público do Estado da Bahia, de provocar a morte, por evenenamento, de Igor Jonatas dos Santos Silva e Marcos Vinícius Barbosa dos Santos. A acusação do homicídio foi sustentada no Júri pelo promotor de Justiça Raimundo Moinhos. A ré também foi condenada a pagar R$ 50 mil em indenização aos herdeiros de cada uma das vítimas.
Segundo as investigações, o crime ocorreu em 6 de outubro de 2023. Naquele dia, Adriana Gomes colocou veneno na marmita que preparou para o companheiro Igor Silva levar para o trabalho. Ele dividiu a marmita com o colega Marcos Vinícius e os dois morreram por conta da comida envenenada. As apurações apontam ainda que o crime foi cometido por conta de interesse patrimonial de Adriana Gomes em relação a Igor Silva. Ela desviou R$ 13 mil que o companheiro lhe pediu para guardar em sua conta. [...] leia mais
24/7
A notícia de que nove das vinte cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia, segundo apontou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), comprova o “fracasso completo” da política de segurança do governo Jerônimo Rodrigues (PT). É o que aponta o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil).
O levantamento considerou a taxa de mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil habitantes. No topo do ranking está Maranguape, no Ceará, com taxa de 79,9, seguido pelos municípios baianos de Jequié (77,6), Juazeiro (76,2) e Camaçari (74,8).
“Não estamos falando de municípios pequenos ou isolados, mas de grandes centros urbanos, polos econômicos e turísticos que foram simplesmente abandonados pelo governo estadual e estão tomados pela criminalidade”, afirmou.
Simões Filho, na 7ª posição, Feira de Santana (10ª), Porto Seguro (14ª), Santo Antônio de Jesus (17ª), Ilhéus (19ª) e Salvador (20ª) completam a participação destacada de cidades da Bahia no mapa das mais violentas do Brasil.
Sandro Régis destaca ainda que foi justamente a partir da ausência do Estado que as facções criminosas passaram a avançar nas comunidades. “O mais impressionante é que o governo do Estado continua ignorando esse drama, sem tomar as medidas necessárias e sem fazer os investimentos que a complexidade do problema exige”, destacou.
“O PT insiste em um modelo falido, baseado em muita [...] leia mais
24/7
O município de Itagi está escrevendo um novo capítulo em sua trajetória administrativa com a construção da sede própria da Prefeitura Municipal. Pela primeira vez desde a emancipação política, a cidade contará com uma estrutura definitiva para abrigar o centro administrativo, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e maior conforto e eficiência no atendimento à população.
As obras da nova sede já estão em andamento e contam com estrutura moderna e funcional, planejada para atender às necessidades atuais e futuras do município. A inauguração está prevista para o dia 10 de dezembro, data em que Itagi vai celebrar 65 de emancipação política, tornando a entrega deste equipamento público um marco simbólico para toda a comunidade. [...] leia mais
24/7
Os dois motoristas do ônibus de turismo detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Jequié estão presos na Delegacia de Polícia Civil. Eles são acusados de envolvimento com tráfico de drogas e homicídio.
O ônibus, que seguia do Rio de Janeiro com destino à Paraíba, foi abordado pelas autoridades e, durante a vistoria, foram encontradas armas e entorpecentes no interior do veículo.
Os passageiros estão temporariamente abrigados em um ponto de apoio no bairro Cidade Nova, sem conseguir seguir viagem. Até o momento, a empresa responsável pelo transporte não enviou outro veículo para concluir o trajeto, deixando os passageiros em situação de espera e desconforto.
Por determinação da polícia, o bagageiro do ônibus foi lacrado e os passageiros estão impedidos de acessar suas malas e pertences pessoais até o fim da investigação.
Entenda o caso
Uma ação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou, na quarta-feira (23), em uma significativa apreensão de drogas, armas de fogo, munições e granadas no município de Jequié, sudeste da Bahia. A ocorrência foi registrada no km 677 da BR-116, durante abordagem a um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Rio de Janeiro (RJ) e Guarabira (PB), transportando passageiros e encomendas.
Durante a inspeção no compartimento de bagagens, os policiais identificaram uma caixa suspeita. Ao verificarem o conteúdo, foram encontrados 20 tabletes de substância [...] leia mais
24/7
A Prefeitura Municipal de Lafaiete Coutinho convida toda a população para participar ativamente da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, um importante instrumento que define as prioridades, metas e investimentos do município pelos próximos quatro anos. Este é o momento de cada cidadão contribuir com sugestões, ideias e demandas que refletem as reais necessidades da nossa cidade. Ao participar, você ajuda a construir políticas públicas mais eficientes e alinhadas com a realidade da nossa comunidade.
O que é o PPA? O Plano Plurianual (PPA) é um planejamento estratégico que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Ele orienta onde e como os recursos públicos devem ser aplicados, promovendo o desenvolvimento social, econômico e estrutural do município.
CLICK AQUI
Como participar? É simples e rápido! A população pode enviar sugestões por meio de um formulário online. Basta acessar o link abaixo e registrar suas propostas: Clique aqui para enviar suas sugestões
Você também pode participar presencialmente nas consultas públicas e reuniões comunitárias promovidas pela gestão municipal. Sua voz tem poder! A construção do PPA é uma ação [...] leia mais
24/7
Na tarde da última quarta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 400 quilos de maconha durante uma fiscalização na BR-116, em Jequié (BA). A apreensão ocorreu por volta das 16h30, no km 677 da rodovia, quando os policiais deram ordem de parada a um veículo com dois ocupantes. Inicialmente, o condutor demonstrou que atenderia à ordem, mas em seguida realizou uma manobra brusca e fugiu em alta velocidade.
Após cerca de um quilômetro de acompanhamento tático, o veículo foi abandonado em uma área de matagal. Os dois ocupantes conseguiram fugir e não foram localizados.
No interior do carro, os policiais encontraram 441 tabletes de maconha, com peso estimado em 400 kg. Durante a fiscalização veicular, foi constatado que o automóvel portava placas clonadas e possuía registro de furto datado de fevereiro deste ano na cidade de Porto Alegre (RS).
O veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jequié, que dará continuidade às investigações. [...] leia mais
24/7
Prefeitura de Manoel Vitorino prepara programação alusiva aos 63 anos de emancipação política, com shows, desfile cultural e eventos esportivos
Com o tema “Nossa gente, nossa história, nossa cultura”, o aniversário de 63 anos de emancipação política do município de Manoel Vitorino está sendo cuidadosamente preparado para celebrar a identidade, a tradição e os avanços da cidade. A Prefeitura de Manoel Vitorino, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Governo, estruturou uma programação diversificada, com shows, desfile cultural e eventos esportivos, voltada para todas as idades.
As comemorações têm início no sábado, dia 26, com os Jogos Intermunicipais, às 8h; apresentação dos finalistas do prêmio “Mestres e Mestras da Cultura Popular”, executado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), às 19h; e show com Bryan Deluka, às 21h. No domingo, dia 27, acontecem a Corrida e Caminhada de Aniversário, às 7h; e, às 14h, a Cavalgada do Vado, saindo do distrito de Catingal. Já na segunda-feira, dia 28, a programação segue com a competição de atletismo no Estádio Municipal Renato Villar, às 8h; início dos Jogos Escolares na Escola 30 de Julho, às 13h; e, às 19h, o Culto em Ação de Graças, seguido por show com os músicos Edson Levi e Ivan Oliver.
Na terça-feira, dia 29, os Jogos Escolares [...] leia mais
24/7
Uma criança de 8 anos de idade morreu enquanto brincava em uma rede, dentro de casa, na cidade de Jequié. Segundo informações, a criança estava sozinha em um cômodo da residência, no momento em que se enroscou na rede e acabou sofrendo asfixia.
O caso aconteceu na quarta-feira (23), em uma casa localizada na Rua [nome da rua], no bairro Curral Novo. A criança foi encontrada sem vida por familiares. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e, posteriormente, liberado para sepultamento. [...] leia mais
24/7
Uma ação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou, nesta quarta-feira (23), em uma significativa apreensão de drogas, armas de fogo, munições e granadas no município de Jequié, sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada no km 677 da BR-116, durante abordagem a um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre Rio de Janeiro (RJ) e Guarabira (PB), transportando passageiros e encomendas.
Durante a inspeção no compartimento de bagagens, os policiais identificaram uma caixa suspeita. Ao verificarem o conteúdo, foram encontrados 20 tabletes de substância análoga ao cloridrato de cocaína, totalizando aproximadamente 20 quilos.
Em continuidade à fiscalização, uma bolsa camuflada chamou atenção da equipe. Nela, foram localizados:
2 carabinas calibre 9 mm com mira laser e luneta,
1 pistola calibre 9 mm,
3 carregadores de pistola,
992 munições calibre 9 mm,
1 revólver calibre .38 com 6 munições,
3 municiadores rápidos,
1 luneta tática,
3 bipés para fuzil,
2 granadas.
Nenhum dos volumes contendo os materiais ilícitos constava na lista de controle de bagagens apresentada pelos condutores do veículo, os quais não souberam informar a origem, o destino ou a quem pertenciam os itens apreendidos. Ainda foi localizado, com um dos motoristas, uma saboneteira contendo cerca de 60g de substância semelhante à cocaína. Próximo ao assento do condutor, também foram localizados 58 comprimidos de [...] leia mais












