A SAGA DOS JUDEUS NO BRASIL: DE ABRAÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE
08/4


Capítulo 5
Depois de 400 anos de escravidão em terras de faraó e 40 anos de peregrinação no deserto, os hebreus, finalmente, ocupam a terra prometida – Canaã; terra que emana leite e mel, uma pequena faixa de terra entre o Rio Jordão e Mar Mediterrâneo; aproximadamente igual ao território do estado de Sergipe. Nessa nova terra o povo hebreu se estabeleceu, e, fixados na nela, começa a criação do Estado de Israel. Um povo fixado em um território - uma nação formada. Mas a permanência na terra prometida jamais significou uma relação de paz com outros povos. Os filisteus eram os arqui-inimigos mais ferozes e determinados em destruir os israelitas. Diante de ameaças constantes de nações inimigas, Lideranças fortes deveriam ser constituídas para governar o povo (chefes políticos), bem como para comandar as batalhas a ser enfrentadas. Estabelece -se a partir daí o período dos juízes; todos eles escolhidos por Deus.
O primeiro juiz foi Otoniel, da Tribo de Judá, e o último, o profeta Samuel (possivelmente da Tribo de Levi). Há de se ressaltar, porém, que muitas guerras enfrentadas pelos israelitas eram consequências das desobediências às leis da torá: idolatria, sacrifício de crianças, envolvimentos com povos estranhos, com mulheres estranhas, incredulidade e outras. A história tem registrado que Sansão, descendente da Tribo de Dan, e possuidor de uma poderosa força, foi um dos juízes mais conhecidos em ouras nações, bem como a Valente Débora, da tribo de Efraim, a única mulher a comandar os israelitas. Quem não se lembra da história de Sansão e Dalila, o homem que perdeu a sua força por causa da traição de uma bela mulher?
Livro indicado. Judeus cristãos novos na Bahia: 1624 - 1654. Autora Anita Novinsky, Editora Perspectiva, ano 1972. Curiosidades. Você sabia que: 1 – o filósofo, jornalista, sociólogo e economista, o alemão Karl Marx, que elaborou teorias para a construção dos fundamentos da doutrina comunista era judeu? 2- Milhares de sobrenomes adotados no Brasil são sobrenomes de judeus cristão novos (marranos) que vieram para o Brasil, fugidos da inquisição, no Século XVI? Olha a descendência de Abraão no Brasil, aí gente!
Professor Jorge Barros
Deixe um comentário:
Notícias Católicas SEGUNDO SEMESTRE COMEÇA PRÉ-HISTORICO NO CINE SÃO JOSÉ COM JURASSIC WORLD - RECOMEÇONotícias Católicas Prefeitura de Manoel Vitorino encerra festejos juninos com São Pedro de CatingalNotícias Católicas Prefeito de Valença, Marcos Medrado, declara apoio ao deputado estadual Patrick Lopes para 2026
Veja também
Notícias Católicas Itagi : Vereador Gielton Bispo prestigia São Pedro de Ipiaú ao lado do Governador Jerônimo RodriguesNotícias Católicas PM desmonta depósito de entorpecentes e apreende 371 tabletes de drogas em Vitória da ConquistaNotícias Católicas Ações de combate à violência doméstica e crimes patrimoniais resultam em prisões e apreensões em seis cidades baianasNotícias Católicas Mais de 50 encomendas com drogas são apreendidas em centro dos Correios em Simões FilhoNotícias Católicas Homem com mandado de prisão é preso com coletes balísticos e material tático em JequiéNotícias Católicas Dupla é presa com arma e drogas durante patrulhamento da PM em Jequié