Índios da tribo Pataxó voltam a reivindicar posse de uma casa no bairro Jequiezinho

Na manhã desta segunda-feira (05), Índios da tribo Pataxó de Cora Vermelha, em Porto Seguro, interditaram a Rua A, do Inocoop, no bairro Jequiezinho, em Jequié, reivindicando a reintegração de uma casa que foi habitada por dois indígenas por mais de 40 anos. Foram colocados pneus na rua impedindo a passagem de veículos e os índios se vestiram para guerra.
Segundo o cacique Turê, eles querem que a casa seja devolvida a índia Júlia e a seu irmão Manoel. Em 29 de maio de 2014 os índios foram surpreendidos com a chegada de um oficial de justiça com uma ordem de reintegração, onde um casal apresentou os documentos que teriam comprado o imóvel através da Caixa Econômica Federal, o caso foi parar na justiça e depois de 4 anos ninguém mais morou na casa. Os índios passaram a morar em uma casa de aluguel pago pela Prefeitura de Jequié, depois que o contrato se encerrou eles foram morar em uma casa de taipa no fim de linha da Vila Frisuba em total abandono. Os índios têm a carteira da Funai, o que lhes dão o direito de negociaram apenas com a Polícia Federal. “Eu ganhei essa casa quando Caribé foi prefeito de Jequié pela primeira vez, como é que depois de 40 anos aprecem pessoas dizendo serem os donos?”, disse dona Júlia.
Deixe um comentário:
Notícias Católicas Esporte e integração: Iº Torneio Sunshine une cidades da regiãoNotícias Católicas PC prende suspeito de envolvimento com narcotráfico em Vitória da ConquistaNotícias Católicas Hassan propõe corredores exclusivos e sistema de cobrança automático para motociclistas nas praças de pedágioNotícias Católicas Vagas de empregos no SineBahiaNotícias Católicas Prefeitura de Jitaúna, SENAR, CNA e secretarias municipais realizaram capacitação para trabalhadores na cultura do CacauNotícias Católicas Prefeitura de Jequié inaugura quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Doutor Joaquim Marques Monteiro