Senado aprova descriminalização de poda de árvore em caso de risco de acidente
05/12

O Senado aprovou o projeto de lei 542/2022, que discriminaliza a poda de árvores em casos de possível risco de acidente. De acordo com a proposta, prefeituras e órgãos ambientais municipais em todo o Brasil passam a ter um prazo máximo de 45 dias para responder a pedidos de poda ou corte de árvores que apresentem essa condição. Caso a prefeitura ou o órgão ambiental correspondente não se manifeste dentro deste período, o cidadão não cometerá crime ambiental ao executar o serviço de poda ou corte. Agora, o projeto aprovado segue para sanção presidencial.
A medida altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) com a intenção de agilizar o processo de cortes de árvores em locais públicos ou propriedades privadas na falta de resposta a um pedido de supressão vegetal. A proposta também permite a contratação de profissionais habilitados para realizar esses serviços. De autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o projeto estabelece que o risco de acidente deverá ser atestado por profissional habilitado, que poderá também ser contratado para a execução do serviço. O relator do projeto, o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) deu o parecer favorável à proposta. Principais mudanças Maior agilidade na remoção de árvores que representam risco de acidente A autorização será considerada automática após 45 dias sem resposta do órgão ambiental Facilidade para proprietários e gestores de áreas públicas em contratar profissionais qualificados para realizar a poda ou corte de árvores Redução de burocracia e potencial prevenção de acidentes causados por árvores em situação de risco Possíveis repercussões negativas Enfraquecimento das garantias públicas de proteção ambiental Aumento do desmatamento e degradação ambiental Pressão sobre órgãos ambientais e possível sobrecarga Potenciais conflitos sociais e urbanos por menos formalidades e possível uso indevido da legislação. Fonte: Brasil 61Deixe um comentário:
Notícias Católicas 93ª CIPM prende homem suspeito de tentativa de homicídio em Itiruçu
Notícias Católicas Polícia apreende drogas após ocorrência com disparos de arma de fogo no Residencial Cachoeirinha, em Jequié
Notícias Católicas Soldado Gilvan homenageia Cabo Fábio Ferreira com Título de Cidadão Jequieense e Comenda Valter Gomes de Santana
Veja também
Notícias Católicas Professora é afastada por dizer que alunos morreriam em eventual governo Flávio
Notícias Católicas A SUA MOTO ELÉTRICA É O SEU FUTURO. PROTEJA COM A PREVMAIS
Notícias Católicas Mulher é morta a tiros após invasão de residência no bairro Km 03, em Jequié
Notícias Católicas Maracás: 93ª CIPM apreende espingarda calibre 12 municiada no bairro Primavera
Notícias Católicas Polícia recupera carga de chocolate avaliada em meio milhão de reais
Notícias Católicas Flávio Bolsonaro tem 53% dos votos válidos contra 47% de Lula, diz Gerp
















