×

Blog

18/11 BN/Séculus: Administração do prefeito Saulo Islan em Itagi é aprovada por mais de 90% da população
A administração do prefeito Saulo Islan (União) é aprovada por 93,27% da população do município de Itagi, segundo a pesquisa realizada pela Séculus, parceira do Bahia Notícias. Apenas 2,24% dos entrevistados afirmaram desaprovar a gestão, e 4,49% decidiram não opinar. Quando questionados sobre quais ações realizadas pela prefeitura de Itagi poderiam ser destacadas positivamente, de forma espontânea, 37,18% da população mencionou a reforma de praças e jardins, enquanto 8,65% destacou o colégio militar e 8,33% apontou a reforma das escolas. Parques, limpeza, pavimentação, casas populares, reforma do cemitério, postos de saúde e creches também foram citados na pesquisa, mas 20,51% dos entrevistados não responderam à pergunta. Na parte estimulada, quando apresentados a alguns cenários, 21,47% destacou os postos de saúde e saúde da família, 20,83% optou pelas obras da educação e 19,23% aprovou as obras de infraestrutura. Limpeza pública e o atendimento do prefeito também foram citados nesse cenário, com apenas 3,21% optando por não responder ou afirmando que não sabe. A amostra foi realizada no dia 12 de novembro e ouviu 374 pessoas. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro estimada de 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados da amostra. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-07747/2024. [...] leia mais
18/11 Polícia Civil prende suspeito de latrocínio, roubo e tráfico em Jequié
A Polícia Civil da Bahia prendeu um indivíduo em cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela juíza titular da Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Jitaúna/BA. A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié, unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). O investigado responde a três procedimentos policiais, alguns relacionados a crimes contra o patrimônio, incluindo latrocínio e roubo, além de tráfico de drogas. Durante a operação, S.N.S. foi informado de seus direitos constitucionais, recebeu voz de prisão e foi conduzido para a sede da DRFR em Jequié, onde foram adotadas todas as medidas de polícia judiciária previstas. Após a formalização dos procedimentos, o preso foi encaminhado para audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça. [...] leia mais
18/11 Bahia deflagra Operação Alta Potência 2 em ação integrada contra facção criminosa com ramificações interestaduais
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Alta Potência 2, em uma ação conjunta que envolve as Polícias Civil, Militar e Federal, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA). A operação conta ainda com o apoio da Secretaria de Administração Prisional (SEAP). As equipes cumprem ordens judiciais em diversos municípios baianos — Salvador, Jequié, Ipiaú, Serrinha, Itagibá, Ubatã, Gandu, Ilhéus, Porto Seguro e Ibirataia — e também nos estados de São Paulo (Guarulhos e Franca), Minas Gerais (Sacramento) e Santa Catarina (Barra Velha). A facção investigada possui conexão com uma organização criminosa paulista e atua em crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios e lavagem de dinheiro. As investigações foram intensificadas em fevereiro de 2025, após a captura do líder do grupo criminoso. O traficante foi localizado no município de Barra Velha, em Santa Catarina, onde estava escondido, sendo preso por equipes da Bahia e daquele estado. Ao todo, cerca de 250 policiais das forças estaduais e federais participam da operação. Fonte: Alberto Maraux / Ascom SSP [...] leia mais
18/11 Ten Cel PM Gouveia é homenageado com a Comenda Heróis de Pirajá e Diploma de Amigo da AORE-BA
Nesta segunda-feira (17), durante a solenidade alusiva ao Dia do Oficial R/2, realizada no 19º Batalhão de Caçadores, em Pirajá, Salvador/BA, o Tenente-Coronel PM Gouveia foi agraciado com duas importantes honrarias concedidas pela Associação dos Oficiais da Reserva do Exército (AORE-BA). O oficial recebeu a Comenda Heróis de Pirajá e o Diploma de Amigo da AORE, distinções que reconhecem autoridades e personalidades cujo exemplo, dedicação e apoio têm contribuído de maneira significativa para o fortalecimento da Associação e para a preservação dos valores e tradições do Exército Brasileiro. As homenagens destacam o compromisso do Ten Cel PM Gouveia com o desenvolvimento institucional, o respeito à história militar e a promoção dos pilares que norteiam a formação e a atuação dos oficiais da reserva. [...] leia mais
18/11 Homem de 23 anos é preso em Poções após série de denúncias por estupro, ameaças e comércio ilegal de armas
Um homem de 23 anos foi preso nesta segunda-feira (17) no município de Poções, no Sudoeste baiano, após uma série de denúncias envolvendo crimes como estupro, ameaça, lesão corporal, injúria e comércio ilegal de arma de fogo. A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Territorial do município, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça. A ação aconteceu por volta das 14h, quando policiais civis, com apoio de militares da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), cercaram uma residência no bairro Urbis, onde o investigado estava escondido. Grande parte das denúncias está relacionada a crimes previstos na Lei Maria da Penha. De acordo com registros policiais, sua ex-companheira, de 16 anos, mãe de seu filho recém-nascido, foi vítima de agressões físicas, ameaças de morte utilizando arma de fogo e arma branca, além de estupro. O homem também é apontado como autor de abuso sexual contra outra adolescente, também de 16 anos, que igualmente foi ameaçada de morte. O investigado responde a múltiplos inquéritos instaurados desde agosto de 2024. Seu histórico criminal inclui ainda lesão corporal e roubo, após agredir um pedestre com um pedaço de madeira, além de ameaças constantes, arrombamento de residências e injúrias contra familiares da ex-companheira. Em outra ocorrência, ele já havia sido autuado em flagrante pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo, quando foi encontrado portando dois revólveres [...] leia mais
18/11 Lajedo do Tabocal realiza Audiência Pública para Avaliação Decenal do Plano Municipal de Educação
A Audiência Pública para Avaliação Decenal do Plano Municipal de Educação (PME 2015–2025) foi realizada na noite de 14 de novembro de 2025, das 18h às 22h, na Câmara Municipal de Vereadores de Lajedo do Tabocal. O encontro reuniu representantes da rede municipal de ensino, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, profissionais da educação, estudantes, conselhos, lideranças locais, pais e comunidade em geral, consolidando um espaço democrático de diálogo e participação social. Durante a audiência, foram apresentados os principais avanços registrados ao longo dos últimos dez anos, como a ampliação do acesso à educação, investimentos em formação docente, expansão de programas educacionais e ações voltadas à garantia dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Também foram discutidos desafios persistentes, entre eles a redução das desigualdades educacionais, a melhoria dos indicadores de aprendizagem e o fortalecimento das políticas de inclusão. O encontro possibilitou uma análise ampla das políticas públicas implementadas e contribuiu significativamente para a construção das diretrizes que irão nortear o próximo ciclo do plano educacional. Um dos destaques foi o debate sobre o fortalecimento da Educação Integral em Tempo Integral, reafirmando o compromisso do município com uma educação mais inclusiva, equitativa, democrática e de qualidade. A audiência pública reforçou o papel da participação [...] leia mais
18/11 Nota Fiscal de Débito X Crédito: entenda a nova obrigatoriedade da Reforma Tributária
A Reforma Tributária está trazendo grandes mudanças na forma como as empresas brasileiras vão apurar e ajustar seus tributos. Entre as novidades mais importantes está a Nota Fiscal de Débito e Crédito, um novo modelo de documento eletrônico que será obrigatório a partir de 5 de janeiro de 2026. Mas afinal, o que é essa nova nota fiscal, quando deve ser utilizada e como ela impactará a rotina fiscal das empresas? Acompanhe e entenda todos os detalhes. O que muda com a apuração assistida Com a Reforma Tributária, a apuração dos tributos passará a ser assistida. Isso significa que, com base nas informações fiscais do contribuinte, que serão processadas automaticamente a partir dos documentos eletrônicos emitidos ou recebidos, além dos registros de pagamentos realizados, o governo vai disponibilizar um demonstrativo prévio dos impostos a serem pagos ou dos créditos a compensar. Esse novo modelo tem como objetivo trazer mais transparência e precisão ao cálculo dos novos tributos — o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). No entanto, há uma diferença importante: não será mais possível realizar ajustes manuais na apuração, como ocorre atualmente nos arquivos do SPED Fiscal ou EFD Contribuições. Qualquer ajuste de débito ou crédito deverá ser feito por meio de emissão de notas fiscais específicas, chamadas de Notas Fiscais de Débito e Crédito. Por que [...] leia mais
18/11 Prefeitura de Manoel Vitorino reforça combate ao mosquito da Dengue com atividade educativa para estudantes municipais
A Prefeitura de Manoel Vitorino, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira, 17, mais uma importante ação de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. Com o Dia D de Mobilização contra a Dengue, o evento aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Robert Kennedy e reuniu também estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, além de professores, equipes técnicas e os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, profissionais da Atenção Básica, Sanitária e Imunização, que desempenham papel essencial na prevenção das doenças. Durante a mobilização, os alunos realizaram apresentações temáticas destacando os riscos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As atividades buscaram envolver o público de forma dinâmica, reforçando a importância dos cuidados diários, como eliminar focos de água parada, manter quintais limpos e adotar hábitos que impeçam a proliferação do vetor. A ação integra o conjunto de medidas intensificadas pela administração municipal para reduzir os índices de infestação e proteger a população. A Prefeitura de Manoel Vitorino segue trabalhando de forma integrada entre setores, promovendo campanhas educativas e intervenções permanentes para garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida às famílias do município. “Hoje é um dia muito importante para reforçarmos que o [...] leia mais
18/11 Prefeitura de Jequié inaugura posto de saúde em Santa Clara e reforça atendimento às comunidades rurais
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, inaugurou, nesta segunda-feira, 17, o Posto de Saúde Agenor Lima, no povoado de Santa Clara. A cerimônia contou com a presença do prefeito Zé Cocá; do vice-prefeito, Flávio Santana, o Flavinho; do secretário de Saúde, Marlon Pereira; do presidente da Câmara Municipal, Emanuel Campos Silva, o Tinho de Waldeck; além de equipes técnicas, moradores da comunidade e familiares do homenageado que dá nome ao novo equipamento. A entrega marca mais um avanço nas ações de fortalecimento da rede municipal de Saúde. Localizado a 42 quilômetros da sede, o povoado de Santa Clara não contava com uma unidade própria de Saúde. Durante décadas, os atendimentos eram realizados de forma improvisada ou por meio de unidades móveis, o que limitava o acesso e a continuidade dos serviços. Com a nova estrutura, a comunidade passa a ter um equipamento completo, com sala médica, sala de odontologia, sala de Enfermagem, Farmácia, recepção e área externa coberta. Além da inauguração, a Secretaria de Saúde realizou uma feira de saúde, que atendeu mais de 200 pessoas, ao longo do dia. O Posto de Saúde Agenor Aleixo Lima vai contemplar não apenas os moradores de Santa Clara, mas também de Santa Rita, Jiboinha e Porto Feliz, ampliando a cobertura assistencial na Zona Rural. A iniciativa reafirma o compromisso administração municipal com a descentralização dos serviços, garantindo mais proximidade, [...] leia mais
17/11 APAE de Jequié elege novos Autodefensores para o triênio 2026–2028
A Apae de Jequié realizou, na manhã desta segunda-feira (17), o processo eleitoral para escolha dos novos autodefensores da instituição. Com participação ativa dos usuários e da equipe, o momento reforçou o compromisso da entidade com a autonomia, o protagonismo e a representatividade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Foram eleitos Maicon Gonçalves, Marcos Ribeiro, Lauane Luiza e Paula Sampaio Galvão, que assumirão oficialmente seus mandatos no dia 1º de janeiro de 2026. A partir dessa data, eles passam a atuar como porta-vozes dos usuários, contribuindo para a construção de uma Apae cada vez mais participativa, inclusiva e alinhada às necessidades de sua comunidade. Os autodefensores têm um papel fundamental dentro da estrutura da Apae: representam os demais assistidos, expressam suas demandas, participam de decisões internas, ajudam a fortalecer a cidadania e ampliam a voz das pessoas com deficiência nos espaços de diálogo. Seu trabalho é essencial para promover direitos, apoiar ações institucionais e incentivar a participação social. A eleição contou com a presença da presidente da FEAPAES-BA, Moana Meira; da presidente da Apae de Jequié, Ana Christina Matos; do diretor administrativo, Jeferson Valasques; e do coordenador administrativo, Marcos Faustino, que acompanharam e reforçaram a importância do processo democrático dentro da instituição. A Apae de Jequié parabeniza os novos autodefensores e [...] leia mais


TV Mascote