×

Blog

17/11 Encontro Cultural destaca memórias e saberes que marcam a história de Itagi
A comunidade participou, nesta quinta-feira (13), da Roda dos Saberes, atividade que integra a programação da Semana do Bora Servir Mais e que tem como foco valorizar e reavivar a memória histórica e cultural de Itagi. O encontro promoveu a troca de experiências entre gerações, reforçando a importância das tradições que moldam a identidade local. O evento contou com a presença de Dona Marinalva Lomanto e do ex-vereador Kali, convidados que compartilharam relatos, vivências e fatos marcantes de suas trajetórias e da história do município. Suas narrativas ofereceram ao público uma oportunidade de resgatar lembranças e compreender aspectos da formação cultural da cidade. Com o objetivo de preservar e difundir conhecimentos por meio da tradição oral, a iniciativa estimulou o diálogo aberto com os participantes. Durante a atividade, o público pôde fazer perguntas, interagir e aprofundar discussões sobre acontecimentos e experiências que marcaram diferentes épocas da vida comunitária. A Roda dos Saberes reforça o compromisso com a valorização do patrimônio cultural imaterial e com a promoção de espaços de aprendizado coletivo, essenciais para manter viva a memória histórica de Itagi. [...] leia mais
17/11 27 vagas de empregos
COZINHEIRO DE RESTAURATE Ensino médio completo Experiência comprovado na função Habilidade com alimentos, doces e salgados 01 VAGA TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Ensino técnico completo Experiência comprovado na função 01 VAGA CORTADOR DE TECIDO Ensino médio incompleto Experiência na função 01 VAGA VENDEDOR Ensino médio completo Experiência comprovado na função 01 VAGA VENDEDOR Ensino médio completo Experiência comprovado na função Habilidade com vendas de peças de moto e informática 01 VAGA SUPERVISOR DE ATENDIMENTO AO CLIENTE Ensino médio completo Experiência na função e habilidade com vendas e gestão de equipe 01 VAGA MOTORISTA DE DISTRIBUIÇÃO Ensino médio completo Experiência na função e ter CNH D 02 VAGAS VENDEDOR PRACISTA Ensino médio completo Experiência na função, ter CNH -A e moto 02 VAGAS MONTADOR DE ESTRUTURA METÁLICA Ensino médio incompleto Experiência na função 01 VAGA PREPARADOR DE CALÇADOS Ensino fundamental incompleto Não precisa de experiência 15- VAGAS FISCAL DE LOJA Ensino médio completo VAGA EXCLUSIVA PARA PCD 01 VAGA REPOSITOR DE MERCADORIA Ensino médio completo Experiência na função VAGA EXCLUSIVA PARA PCD 01 VAGA [...] leia mais
14/11 Operação NARKE 5: Polícia Civil prende cinco pessoas e desarticula pontos de tráfico em Apuarema
Uma ação integrada da Polícia Civil da Bahia resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de drogas, munições e diversos materiais usados na distribuição de entorpecentes no município de Apuarema, na manhã desta quinta-feira. A operação faz parte de mais uma etapa da NARKE 5, força-tarefa nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) para enfrentamento ao narcotráfico em todo o país. A ofensiva foi liderada pela 11ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (11ª DTE/Jequié), unidade do DENARC, em conjunto com a Delegacia Territorial de Apuarema, com apoio da DRFR/Jequié e da DEAM/Jequié. Cadeia de abastecimento entre Jequié e Apuarema De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que o grupo mantinha uma estrutura organizada de distribuição de drogas. Os entorpecentes eram adquiridos em Jequié e redistribuídos para diferentes pontos de venda em Apuarema, fortalecendo a atuação do tráfico na região. A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão, resultando em: • 3 prisões em flagrante; • 2 apreensões de adolescentes por ato infracional relacionado ao tráfico; • 1 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Drogas, munições e celulares apreendidos Durante as buscas, os agentes apreenderam: • 19 trouxas de cocaína; • 22 trouxas de crack; • 5 porções de maconha; • 4 munições calibre .38 SPL; • 1 munição calibre .380; • 1 [...] leia mais
14/11 Jequié registra confronto armado e suspeito morre após trocar tiros com a PM na Baixa do Bonfim
Jequié viveu momentos de tensão na noite desta quinta-feira (13), quando um homem armado entrou em confronto com policiais militares no bairro Baixa do Bonfim, área conhecida pela recorrência de crimes violentos. A ação teve início durante um patrulhamento de rotina, quando os militares avistaram o suspeito, que reagiu de forma agressiva à tentativa de abordagem. Segundo informações oficiais, ele ignorou os comandos policiais e efetuou diversos disparos contra a guarnição, demonstrando clara intenção de atingir os agentes. Os policiais revidaram imediatamente, impedindo uma tragédia maior. O suspeito foi gravemente ferido e socorrido em estado crítico para o Hospital Geral Prado Valadares. Com ele, os militares apreenderam a arma utilizada no ataque, além de uma quantidade significativa de drogas e materiais comumente associados ao tráfico, o que indica possível envolvimento com atividades criminosas na região. Equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica foram acionadas, realizaram perícia no local e instauraram um inquérito para apurar as circunstâncias e motivação do confronto. Apesar do atendimento médico, o suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar. [...] leia mais
14/11 Vinícius Costa pode assumir diretoria da UPB que lutará contra seca
O prefeito de Manoel Vitorino, Vinícius Costa, desponta como um dos nomes mais cotados para assumir a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), que deverá ser criada para tratar especificamente da gestão de crises climáticas nos municípios baianos. A proposta de criação do cargo será apresentada em Assembleia pelo presidente da entidade, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, e visa fortalecer a capacidade dos gestores municipais diante dos desafios ambientais que têm se intensificado em todo o estado. Segundo informações de bastidores, o nome de Vinícius tem ganhado destaque pela condução firme e estratégica à frente de Manoel Vitorino, município que vem sofrendo os impactos de uma forte estiagem. Mesmo diante das adversidades, o gestor tem implementado um programa de desenvolvimento estrutural e de fortalecimento econômico, chamando a atenção pela eficiência administrativa e pela busca constante por soluções que garantam o bem-estar da população. A nova diretoria da UPB deverá atuar na articulação de políticas públicas, projetos e parcerias voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, com foco em problemas como seca, chuvas intensas e desabastecimento hídrico. Caso seja confirmado, o nome de Vinícius Costa reforçará a presença de Manoel Vitorino no cenário estadual, consolidando o município como referência na defesa de ações integradas em prol da sustentabilidade e da adaptação às novas realidades [...] leia mais
14/11 Morre aos 84 anos o ex-deputado estadual Ton Legal
Morreu na madrugada desta sexta-feira (14/11), aos 84 anos, o ex-deputado estadual e ex-vereador de Jequié, Ewerton Almeida. Conforme apuração do Informe Baiano, o político sofreu um infarto seguido de parada cardíaca enquanto estava no município de Juazeiro. Ele residia atualmente em Jeremoabo. Figura conhecida na política baiana, Ewerton deixa esposa, duas filhas e dois netos.  O corpo deverá chegar em Jequié no final da tarde desta sexta-feira para ser velado Câmara Municipal e sepultamento será no Cemitério São João Batista.  [...] leia mais
14/11 Vereador Bui Bulhões e deputado Hassan celebram licitação do Fala Bahia para o distrito de Florestal
O distrito de Florestal, em Jequié, deu um passo importante rumo à ampliação da conectividade. Foi divulgado, nesta semana, o resultado da licitação do Programa Fala Bahia, que teve como vencedora a operadora Claro, responsável pela implantação do sinal de telefonia móvel na comunidade. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo vereador Bui Bulhões e pelo deputado estadual Hassan, que desde 2023 vêm trabalhando em conjunto para atender a uma demanda histórica dos moradores de Florestal, que convivem há anos com a ausência de cobertura de telefonia celular. Segundo o vereador Bui Bulhões, o resultado representa uma vitória coletiva e reafirma o compromisso de levar dignidade e acesso à informação para a população. “Essa conquista é fruto de muito diálogo, cobrança e da união de forças em defesa do nosso povo. Florestal merece estar conectado, merece oportunidades, e hoje celebramos um grande avanço”, destacou o vereador. O deputado Hassan também comemorou o desfecho positivo do processo licitatório, ressaltando o empenho conjunto das lideranças locais e o apoio do Governo do Estado. “A telefonia móvel sempre foi uma prioridade para Florestal. Trabalhamos firmes para garantir que essa demanda fosse atendida, e agora estamos mais perto de tornar realidade algo que a comunidade espera há muitos anos”, afirmou o deputado. Com a Claro declarada vencedora, o próximo passo é a homologação do processo, etapa que [...] leia mais
14/11 Suspeito de estuprar adolescente de 13 anos é preso na cidade de Gandu
Equipes da Delegacia Territorial (DT/ Gandu), no Baixo Sul baiano, cumpriram nesta quinta-feira (13) um mandado de prisão definitiva contra um homem de 46 anos, sentenciado pelo crime de estupro de vulnerável. Os fatos que levaram à condenação ocorreram em 2022, quando o suspeito abusou, em sua residência, de uma menina de 13 anos, idade que ela tinha à época. A sentença condenatória, que impõe 17 anos de reclusão, foi expedida pela Vara Criminal de Gandu. Na ocasião, a vítima, que é sobrinha da ex-companheira do sentenciado, dormia no chão na companhia de outros menores, sendo surpreendida ao acordar e arrastada para a laje do imóvel, onde o delito foi consumado. A jovem relatou o ocorrido à sua tia, que notificou a Polícia Civil, dando início às investigações. O homem possui um histórico de práticas ilícitas no âmbito da violência doméstica, para além do delito que motivou a prisão. Desde 2022, sua ex-companheira, de 34 anos, registra ocorrências sobre as atitudes do investigado. A mulher relatou estar separada dele há cerca de três anos e que, desde a separação, sofria ameaças e perseguição. A vítima de violência doméstica ainda comunicou à unidade policial que o autor vem constantemente descumprindo as medidas protetivas que existem em seu desfavor, chegando a segui-la e invadir locais onde ela estava, mesmo ciente das restrições judiciais. O sentenciado também é investigado por violência física e psicológica [...] leia mais
14/11 Na Unisol tem novo valor liberado para empréstimo na conta  de energia
Na Conta de Energia liberando até 2.200,00. Empréstimo CLT - Carteira assinada. Carnê e cheque em até 18x, todas a classes inclusive autônomo e trabalhador liberal. Consignado para aposentados e pensionistas do INSS. BPC LOAS INSS. No cartão de crédito até 18X . Prefeitura Jequié e Governo da Bahia. Bolsa Família que recebem no Caixa Tem. UNISOL- Negócios e Serviços. zap 73 9 8129-5176 Rua da Itália, 01, Centro de Jequié. [...] leia mais
14/11 Comitê de imprensa da Alba indica Hassan entre os dez deputados mais atuantes
O deputado municipalista Hassan (PP), que no final do segundo ano do seu mandato, em 2024, foi escolhido pelos jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa Edson Alves, da Assembleia Legislativa da Bahia, no Top 10, entre os deputados que mais se destacaram na atuação parlamentar, firma-se a cada dia como um dos legisladores mais atuantes e influentes do legislativo baiano. Em votação secreta, os jornalistas especializados em cobertura política elegeram Hassan o sétimo parlamentar mais atuante neste ano, entre os 63 deputados, considerando sua capacidade de articulação, seu desempenho no parlamento como membro titular da mesa diretora, sua participação nas comissões, no plenário e no trabalho em prol do povo baiano, principalmente nos municípios do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá. Honrando e agradecido, o deputado recebeu a notícia com alegria e afirmou que “esse é um reconhecimento importante, principalmente por ser de uma opinião tão abalizada, que é a imprensa, que acompanha diariamente os trabalhos na Assembleia Legislativa, no plenário e nas comissões”. O parlamentar faz parte da mesa diretora da Alba, como terceiro vice-presidente, e é membro titular de quatro comissões temáticas, estando sempre presente “para que possamos discutir e aprovar projetos de lei importantes que possam mudar a vida das baianas e baianos”, explicou. O deputado destacou a importância do reconhecimento da imprensa, “para que nosso [...] leia mais


TV Mascote