×

Blog

07/11 Lafaiete Coutinho avança com a implantação do Ponto de Identificação Civil
Lafaiete Coutinho celebra mais uma grande conquista. O município agora conta com um Ponto de Identificação Civil, um avanço que vem para facilitar a vida da população e garantir mais dignidade e cidadania ao povo. A partir de agora, os moradores terão acesso mais rápido e seguro aos serviços essenciais de documentação, sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. Essa é mais uma importante conquista para o desenvolvimento de Lafaiete Coutinho. Quando a cidade cresce, cada cidadão cresce junto. Lafaiete Coutinho segue no rumo do progresso, cuidando de quem mais precisa e construindo um futuro cada vez melhor. Agora você pode emitir a 1ª e 2ª via da sua CIN, a nova Carteira de Identidade Nacional. Aproveite para conferir se sua documentação está em dia e nos procure para garantir que tudo esteja certinho. [...] leia mais
07/11 Lagedo do Tabocal realiza a 3ª Edição dos Jogos Escolares
Nos dias 08 e 09 de novembro, o município de Lagedo do Tabocal viverá a emoção da 3ª Edição dos Jogos Escolares, um evento marcado por integração, aprendizado e valorização do esporte. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado, da comunidade escolar e de todas as secretarias municipais. Mais do que uma competição, os Jogos Escolares simbolizam união, inclusão e o fortalecimento dos laços entre os estudantes, incentivando o espírito esportivo e a convivência saudável. [...] leia mais
07/11 Três indivíduos presos por tráfico de drogas e homicídios no Entroncamento de Jaguaquara
Por volta das 17h desta quinta-feira (06), policiais militares realizavam rondas no Entroncamento de Jaguaquara quando prenderam três indivíduos pertencentes a um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas e homicídios na região. Durante a ação, foi constatado que dois dos detidos estavam em gozo do benefício da “saída temporária” do sistema prisional e são suspeitos de participarem de diversos crimes, incluindo homicídios, durante os períodos em que deixavam a unidade prisional. Com o trio, foram apreendidas 88 porções de substância análoga à maconha, 139 porções de substância análoga ao crack, 30 porções de substância análoga à cocaína, três aparelhos celulares, R$ 310,00 em espécie, uma faca e um veículo Ford Focus, de cor prata. Os suspeitos, juntamente com o material apreendido e o veículo, foram apresentados à autoridade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis. [...] leia mais
07/11 Sono do bebê e da criança: o que é normal e como melhorar
Nos primeiros meses, acordar várias vezes à noite, só dormir no colo e ter sono fragmentado são normais, o sistema nervoso ainda está amadurecendo. "Dormir bem é essencial para o crescimento, regulação emocional, aprendizagem e imunidade", explica a pediatra Dra. Leticia Soster (CRM: 122.544/SP). Entre 1 e 5 anos, a criança deve dormir de 10 a 14h por dia. Irritabilidade, birras, queda de rendimento e dificuldade para acordar são sinais de sono inadequado. Para melhorar: respeite sinais de sono, mantenha sonecas, evite telas antes de dormir e crie um ambiente calmo e escuro. Colocar no berço sonolento, mas acordado, ensina a dormir sozinho. Se houver roncos, pausas na respiração ou choro inconsolável, procure um pediatra. Cada bebê tem seu ritmo, respeitar o tempo dele é parte do cuidado. Fonte: Brasil 61  [...] leia mais
07/11 Advogada do CV é recebida por comissão presidida por petista
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara recebeu, nesta quarta-feira (5), a advogada Flávia Fróes. Flávia advoga para líderes do Comando Vermelho, e já assumiu processos contra Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP. Ela também é presidente do Instituto Anjos da Liberdade, que participa da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635 (ADPF das favelas). O presidente da comissão é o deputado federal Reimont (PT-RJ). Durante sua visita, de acordo com relatos da própria, a advogada levou um projeto de lei para criar o crime de chacina. Outro documento levado aos parlamentares é um dossiê que apontaria para a existência de tortura por parte dos policiais durante a Operação Contenção. “Apresentamos à Comissão de Direitos Humanos um projeto do Instituto Anjos da Liberdade que criminaliza a chacina como crime próprio. Também apresentamos o dossiê sobre as vítimas do estado do Rio de Janeiro, que foi muito bem acolhido pela Comissão de Direitos Humanos”, disse Márcio Ruzon, coordenador do Instituto, que esteve com Flávia na ocasião. Instituto pediu investigação da operação como tentativa de golpe de Estado O Instituto Anjos da Liberdade chegou a pedir ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator da ADPF das favelas, que os agentes do Estado envolvidos na operação sejam investigados por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de [...] leia mais
07/11 Atuação da prefeita de Jaguaquara inspira participação feminina na política, diz deputado Hassan ao outorgar a Comenda 2 de Julho
Em concorrida e emocionante sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (6) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a prefeita de Jaguaquara, Edione Oliveira, tornou-se a mais nova comendadora baiana. O título foi concedido por iniciativa do deputado municipalista Hassan (PP), através do Projeto de Resolução nº 3236/2025, aprovado por unanimidade pelo plenário da Alba, outorgando-lhe a Comenda 2 de julho, maior honraria do legislativo estadual. “Edione deixa um legado que ultrapassa o tempo e os mandatos”, disse o parlamentar ao justificar sua proposição, e ressaltou que cada ação da gestora mostra a força de quem nunca desistiu de lutar e fazer a diferença na vida das pessoas. O deputado frisou que “Edione, primeira mulher eleita e reeleita prefeita de Jaguaquara, é uma gestora que se destaca como exemplo da força e representatividade da mulher na política baiana, sendo referência para outras gestoras por sua administração”. Ele destacou “que a marca da sua gestão é o olhar humano, o cuidado com cada pessoa, a presença constante, o gesto acolhedor, traços que só quem governa com o coração é capaz de ter”. Dirigindo-se a Edione, Hassan declarou que “você é um exemplo para a Bahia, um orgulho para Jaguaquara e inspiração para todos nós”. E acrescentou que “além de suas realizações concretas, sua trajetória mostra que a liderança feminina pode inspirar outras mulheres a se envolver na [...] leia mais
07/11 Prefeitura de Manoel Vitorino promove projeto de incentivo à produção literária para alunos da rede municipal
Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a produção literária no ambiente escolar, a Prefeitura de Manoel Vitorino, através da Secretaria de Educação, realizou na noite da sexta-feira, 31, a culminância do projeto Estante Mágica, na Escola Municipal Marcílio Teixeira, no distrito do Salgado. Estiveram presentes o prefeito, Vinícius Costa; o secretário de Educação, Robson Vilar; pais, estudantes e a equipe da unidade de ensino. A iniciativa inovadora une criatividade, escrita e imaginação, estimulando o protagonismo estudantil, valorizando o poder da palavra como ferramenta de expressão e aprendizado. O projeto Estante Mágica, que envolveu 76 alunos da unidade escolar, convidou as crianças a criarem suas próprias histórias e ilustrações, transformando-as em livros reais, com direito a lançamento e noite de autógrafos. A ação reforça o compromisso da Secretaria de Educação com uma formação integral e de qualidade, que ultrapassa os limites da sala de aula, incentivando a leitura, o pensamento crítico e o prazer em aprender. Cada livro publicado representa um passo no desenvolvimento criativo e emocional dos pequenos escritores do município. “O projeto procurou despertar algo precioso nas nossas crianças: o gosto pela leitura e pela criação. Quando um aluno escreve o próprio livro, ele compreende que suas ideias têm valor e que a escola é um espaço de descobertas e possibilidades. Este é o novo capítulo da [...] leia mais
07/11 Jequié recebe Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva por avanços na educação para as relações étnico-raciais e quilombola
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, conquistou o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola. O reconhecimento destaca o compromisso da cidade com a promoção da equidade racial na educação e a implementação de políticas e programas que valorizam a diversidade. A honraria foi concedida na manhã desta quinta-feira, 6, em Brasília, pelo Ministério da Educação, e reconhece o avanço nas iniciativas voltadas à formação de profissionais da educação para a aplicação da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, e sua complementação pela Lei 11.645/2008, que amplia a obrigatoriedade para a cultura indígena. O município de Jequié foi representado pela secretária de Educação, Elvia Sampaio e a solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; da ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, entre outras autoridades, secretários estaduais, gestores públicos e representantes de municípios contemplados. O [...] leia mais
06/11 Ladrão é linchado por populares após furto em residência em Jequié
Na tarde de quinta-feira (05), um homem foi detido por populares após invadir uma residência no bairro Caixa D’Água, em Jequié. Segundo informações, o suspeito teria arrombado o portão da casa e acessado o interior do imóvel onde subtraiu dois celulares e um notebook. Moradores perceberam a ação e conseguiram conter o indivíduo até a chegada da Polícia Militar. Os aparelhos foram recuperados e apresentados, juntamente com o suspeito, na Delegacia Territorial de Jequié. Antes da chegada da polícia, o homem acabou sendo agredido por populares. As autoridades reforçam o alerta à população para que, em situações semelhantes, acione imediatamente a polícia, evitando fazer justiça com as próprias mãos. [...] leia mais
06/11 Ipiaú: Adolescente de 17 anos sofre tentativa de homicídio a tiros no Sítio do Pica-Pau
Na noite desta quarta-feira (05) o silêncio foi quebrado por pelo menos 10 disparos ouvidos por populares durante uma tentativa de homicídio nas imediações da pracinha do bairro do Sítio do Pica-Pau em Ipiaú. Um adolescente identificado apenas pelo apelido de “Piu Piu”, de 17 anos, foi baleado por homens não identificados que o abordaram e foi socorrido ao Hospital Geral de Ipiaú, onde recebeu os primeiros socorros. Seu estado de saúde até o momento não foi informado pela equipe que o atendeu. O adolescente é primo de Nicole Santos de Oliveira, de 14 anos, que foi morta a tiros dentro de sua casa no bairro Sítio do Pica Pau, em Ipiaú, na noite de quinta-feira, 16 de outubro. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil. Ipiaú Online [...] leia mais


TV Mascote