Hassan comemora o fim do contrato com a ViaBahia, repudia indenização de R$ 892 milhões, e cobra agilidade para nova licitação
07/2

O deputado municipalista Hassan (PP), que desde que assumiu o mandato parlamentar em fevereiro de 2023, tem se empenhado numa campanha pela duplicação da BR-116 e denunciado o descaso, omissões, irresponsabilidade e desrespeito da ViaBahia aos baianos, recebeu com satisfação a notícia de que o Tribunal de Contas da União aprovou o encerramento consensual do contrato de concessão firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a ViaBahia. “Finalmente, depois de mais de uma década de descaso, negativas de cumprimento do contrato e desrespeito com todos os usuários da BR-116 e 324, a pior concessionária do Brasil finalmente deixará de operar em nosso Estado”, frisou o parlamentar.
De acordo com a decisão do TCU, a retomada da manutenção das rodovias será operada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até nova concessão. Mas o fim do contrato com a ViaBahia ocorrerá somente às 23h59 de 31 de março deste ano, e a concessionária, que descumpriu todas as cláusulas contratuais receberá R$ 681 milhões, em duas parcelas, a título de indenização pelos investimentos não amortizados e depreciados. Outros R$ 211 milhões referem-se à renúncia expressa e integral a todos os pleitos e litígios administrativos, judiciais e arbitrais relacionados à concessão, totalizando R$ 892 milhões. “É revoltante, pagar quase R$ 1 bilhão a uma empresa que durante 15 anos não cumpriu as obrigações contratuais e não realizou os serviços contratados”, condenou o deputado, que à época da proposta desse acordo feito pela ANTT, registrou moção de repúdio na Assembleia Legislativa. Hassan define que a saída da ViaBahia “é uma conquista do povo baiano, fruto de muita luta, denúncias e da nossa mobilização junto ao governo federal. Agora esperamos que a União seja ágil, oferecendo aos motoristas e usuários além da recuperação da malha asfáltica das duas rodovias, a manutenção dos serviços de socorro com os guinchos e ambulâncias e que seja rápida no processo licitatório da nova concessionária”. Ele analisa que “vencemos uma batalha, mas a luta continua. Seguiremos firmes na cobrança pela duplicação da BR-116, prioritariamente no trecho da Serra do Mutum, garantindo mais segurança e desenvolvimento para nossa Bahia!Deixe um comentário:
Notícias Católicas Três pessoas morrem após embarcação afundar em lago no povoado de Capivaras; criança sobrevive - Em Maracás/BA
Notícias Católicas Motociclista morre após colisão traseira na BR-324, em Feira de Santana
Notícias Católicas CORRIDA PRESIDECIAL: Flávio Bolsonaro lidera contra Lula no 2º turno, aponta pesquisa Gerp
Veja também
Notícias Católicas Autor de estupro da própria sobrinha de 10 anos de idade é 38° localizado pelo Sistema de Reconhecimento Facial
Notícias Católicas Homem morre após ser atingido por espada durante festejos juninos em Sapeaçu
Notícias Católicas Polícia Militar recupera motocicleta roubada em área de mata no bairro KM 3, em Jequié
Notícias Católicas PM apreende drogas durante ações de segurança dos festejos juninos em Nova Itarana
Notícias Católicas Polícia Civil desarticula esquema de bingo clandestino e apreende mais de R$ 10 mil em Guanambi
Notícias Católicas Palco cede durante show de Amado Batista em Itapetinga














