×

Audiência pública foi um grande passo para implantação de casa de apoio estadual a pacientes renais, diz Hassan

29/5 Audiência pública foi um grande passo para implantação de casa de apoio estadual a pacientes renais, diz Hassan

A concorrida audiência pública, proposta pelo deputado municipalista Hassan (PP) e realizada nesta terça-feira (28) na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para discutir a importância de implantar em Salvador uma casa de apoio estadual para dar suporte aos pacientes renais crônicos e transplantados, equipamento solicitado por ele ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretaria da Saúde, Roberta Santana, terminou com a certeza de que “demos mais um importante passo para continuidade de uma luta extremamente importante para os 9.257 pacientes de todo o estado da Bahia”, conforme avaliou Hassan. Diante de um grande público que lotou a sala Eliel Martins, a diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Maria Alcina Romero Boullosa, representando a secretária Roberta Santana, afirmou que “venho aqui dizer da sensibilidade da secretária Roberta. Em nome dela afirmo o compromisso e o apoio para essa demanda. Óbvio que precisamos ver qual o melhor modelo e o melhor arranjo”, completou.

Demonstrando emoção, o deputado Hassan agradeceu e afirmou que “suas palavras nos alegram e nos enche de esperança. Sabemos da sensibilidade da secretária Roberta Santana na condução dessa gestão, ela que é muito resolutiva. Essa expressão de compromisso e de apoio nos dão a certeza de que a implantação da casa de apoio já está no radar da secretária”. A presença da Sesab na audiência foi marcante e representativa, pois além da diretora Maria Alcina, estavam presentes o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Sesab, Eraldo Moura, e o assessor da secretaria da Saúde, Cassio André Garcia.

Hassan reafirmou a importância de disponibilizar um ambiente acolhedor e seguro aos pacientes renais e transplantados, pediátricos e adultos, que se deslocam de cidades do interior para tratamento em Salvador. “Uma casa de apoio na capital vai contribuir para a humanização do tratamento e promoção da saúde integral dessas pessoas”, frisou. Ao final dos debates, vários encaminhamentos foram elencados, destacando-se entres eles a implantação de casas de apoio também nas cidades polos dos territórios; traçar o perfil e quantificar os pacientes renais e os transplantados através da Sesab, União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Cosems-BA, e discutir a possibilidade de implantação de um hospital de emergência para esse público.

Um dos momentos emocionantes da audiência ocorreu quando o presidente do Instituto Renal Bahia, José Vasconcelos de Freitas, relatou sua experiência de vida. Ele, que é transplantado, explicou que “sei como é difícil a vida de uma pessoa renal crônica, conheço de perto as dificuldades e sofrimentos, e por isso dedico minha vida a essa causa”.

Demonstrando a importância e relevância do tema tratado, participaram da audiência o diretor do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Marcelo Cerqueira, representando a presidente Stela Souza; o presidente do Instituto Renal Bahia, José Vasconcelos de Freitas: a coordenadora da Especializada de Fazenda Pública da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Raissa Louzada Rios Barreto; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos; a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – regional Bahia, Ana Flávia Moura; o diretor geral do Hemoba, Luiz Catto, e Maria do Socorro, presidente da Associação Renais Salvador.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha