×

campanha tenta impedir luz pré-paga no brasil

15/3

Nesta sexta-feira (15), data em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, entidades civis de defesa do consumidor de todo o país realizam ações, simultâneas, que buscam conscientizar à população sobre os riscos do sistema de cobrança de energia pré-paga, prestes a ser implantado no Brasil. Baseadas no fato de se tratar de um serviço essencial e, por isso, não podendo ser interrompido sem uma comunicação prévia – como irão ocorrer, uma vez que o medidor de luz não for carregado, tal como ocorre com a telefonia pré-paga, por exemplo -, as instituições pretendem colher da população um mínimo de 200 assinaturas, cada, que irão compor um abaixo-assinado a ser encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do serviço, e à Presidência da República, para que não aprovem tal modalidade de cobrança.

A ação, promovida pelo Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), ocorre das 9h às 13h. A Aneel pretende dar início à venda pré-paga de energia elétrica ainda este ano. De acordo com a agência, os consumidores que optarem pelo sistema terão, instalado em sua residência / estabelecimento, um novo medidor, que irá indicar a evolução dos gastos e o crédito remanescente. Não haverá, segundo o órgão regulador, limites para quantidade de recargas, podendo cada aquisição começar com 1 KWh – que custa, hoje, cerca de R$ 0,50.

Energia elétrica é um serviço essencial e deve, portanto, ser prestado ininterruptamente. Ninguém pode deixar de ter seus alimentos refrigerados, por exemplo. A importância dessa ação neste Dia Mundial do Consumidor não se resume, simplesmente, em colher assinaturas, mas, principalmente, em conscientizar a população sobre esse tipo de prestação de serviço, que, ao que tudo indica, irá colocar em risco o bem estar e a segurança dos cidadãos. “É uma movimentação popular de repúdio ao que vem contra aos interesses dos consumidores”, finaliza Rosana.

 

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha