Cartório eleitoral descarta fraude em urna eletrônica do Colégio Luiz Viana Filho

Sobre a suposta irregularidade denunciada por dona Ione Melo de Almeida, de possível irregularidade na urna da seção 289 da 22° zona eleitoral, no Colégio Luiz Viana Filho e denunciada por Ione no BJM. O cartório eleitoral emitiu alguns esclarecimentos. Segundo informações passadas pela Chefe do Cartório, Anna Santana, é que realizada busca da ata de eleição (1º turno - 07/10/2018) da seção 286, e nela não consta nenhum registro feito pelos mesários acerca da situação denunciada por dona Ione. Casos iguais a esse foram noticiados por um percentual pequeno de eleitores em todo o país e, em grande parte deles, é possível verificar que a situação decorre de falha do próprio eleitor no manuseio das urnas eletrônicas. Ainda segundo o cartório eleitoral, embora não seja possível afirmar, neste momento, que tenha sido essa a situação da eleitora. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração, realizado durante as eleições de 2018, foi confirmada ou comprovada, sendo firme a Corte Eleitoral em reafirmar que o sistema de urnas eletrônicas é confiável e pode, inclusive, ser auditado.
O caso A senhora Ione Melo de Almeida disse que no dia da eleição, 7 de outubro, não conseguiu votar para presidente. Ela disse em entrevista que digitou um número e automaticamente a urna apitou e ela não conseguiu digitar o segundo número, o caso foi testemunhados por vários eleitores da sessão 289 da 22° zona eleitoral, que funciona no Colégio Luiz Viana Filho. O assunto foi debatido no Programa Espaço Aberto, da 95 FM, nesta terça feira, e várias pessoas ligaram dizendo ter passado pelo mesmo problema. “Eu apertei só um número e antes de digitar os segundo a máquina apitou e estou me sentindo lesada,” disse do Ione. O Superior Tribunal Eleitoral afirma que as urnas eletrônicas são seguras e a prova de fraudes. Dona Ione disse ainda que reivindicou seus direitos na hora da votação e nada foi feito. “Estou aqui alertando aos eleitores para isso não aconteça no segundo turno”, disse ela.Deixe um comentário:
Notícias Católicas Motocicleta roubada é encontrada abandonada em rodovia de JequiéNotícias Católicas A Bahia entregue à criminalidade e governo criando secretaria para uma ponte que nem existe, protesta Sandro Régis contra criação da SeponteNotícias Católicas Dois homens morrem em confronto com a CIPE Central em Manoel Vitorino
Veja também
Notícias Católicas Suspeitos são detidos com dinheiro e cartões bancários em JequiéNotícias Católicas Matheus Budega quer suspensão de taxa para uso de sanitários na RodoviáriaNotícias Católicas Com Caravana da Alegria, Prefeitura de Jequié promove maior evento infantil da região, reunindo mais de 10 mil estudantes da rede municipalNotícias Católicas Sábado dia 18, é Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em JitaúnaNotícias Católicas Pagamentos de contas e assinaturas agora podem ser feitos via Pix automáticoNotícias Católicas Do poético e belo Rio Jordão ao sereno Mar Mediterrâneo: Israel Para Sempre