×

Jequié celebra 123 anos de emancipação política em evento com participação de artistas e personalidades

26/10 Jequié celebra 123 anos de emancipação política em evento com participação de artistas e personalidades

O domingo, 25 de outubro, aniversário de emancipação política de Jequié, foi marcado por uma celebração diferente, este ano, por conta da pandemia da Covid-19, que fez com o poder público municipal realizasse o evento de acordo com as orientações de saúde respeitando os protocolos de enfrentamento ao novo Coronavírus. A comemoração aconteceu na Câmara Municipal, no Centro, e contou com as presenças do secretário de Governo, Alexandro Luiz Bomfim dos Santos; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton Ribeiro; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos Brandão; o secretário de Educação, Wagner Rocha Galvão; o comandante da Guarda Municipal, Valdinélio Santos Barros; o produtor artístico, Artur Pires Souza, o Artur Produções; o cantor e músico, Rosinaldo Nunes Santos, o Rosy Banda; o músico Claudionor Nunes Oliveira, o Claudinho dos Oito Baixos; além de artistas, músicos, produtores culturais e pessoas ligadas à área cultural ou artística que, de algum modo, prestou reconhecida colaboração para a cidade, nos últimos anos.

Iniciado às 8h, a abertura do evento, que teve público reduzido por conta da pandemia, contou com a participação do cantor Diego Novais e da cantora e professora do Instituto Federal da Bahia, de Jequié, Giseli Novais, que entoaram clássicos da Música Popular Brasileira. Na sequência, uma palestra com o tema: “Fatos e imagens da História de Jequié”, tendo como preletor o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton Ribeiro.

Dando prosseguimento, houve apresentação musical do Projeto Sublime Tarefa, que tem, entre suas integrantes, jovens do bairro KM 3, num verdadeiro show de talentos. Ainda tivemos a palestra com o tema: “Acervo do Museu Histórico de Jequié”, com o museólogo Antônio Varjão Matos; a exibição de vídeos de apresentações do Núcleo Cidade Sol, do NEOJIBA.

O evento prestou, ainda, uma homenagem aos artistas e mestres da cultura popular de Jequié; e foi feita a entrega de certificados aos artistas e personalidades da cultura local, como parte do reconhecimento e importância que a colaboração e o trabalho deles, deu à cidade. Uma apresentação especial da Orquestra Clássica Popular de Jequié (OCPJ) concluiu a celebração ao aniversário de Jequié, no final da tarde, na Praça Duque de Caxias, no Alto da Prefeitura, Jequiezinho, com um repertório que contagiou todos os que estiveram presentes.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha